quarta-feira, 16 de julho de 2025

AFINAL, TRUMP DIZ QUE UCRÂNIA "NÃO, NÃO DEVE" ATACAR MOSCOVO

O Presidente norte-americano, Donald Trump, afastou hoje um eventual ataque ucraniano contra a Moscovo, depois de o jornal britânico Financial Times ter noticiado que o líder da Casa Branca tinha encorajado o homólogo ucraniano, Volodymyr Zelensky, a fazê-lo.

"Não, não deve", disse Trump quando questionado pelos jornalistas se Zelensky deveria visar a capital russa com mísseis, acrescentando que Washington não forneceria armas de longo alcance a Kiev para impedir esse cenário.

MANIFESTAÇÃO PARA OS DIAS 17 E 18 EM BISSAU

Na sequência da cimeira da Comunidade dos Países da Língua Portuguesa a decorrer em Bissau, o Movimento Revolucionário “Pó de Terra” criticou o silêncio da CPLP, perante o que considerou de anti-democrático. A organização avança que todos os poderes encontram-se nas mãos de uma pessoa.

O secretário-geral da organização, Vigário Luís Balanta, convoca a sociedade guineense para uma marcha entre os dias 17 e 18 do corrente manifestando contra o silêncio da CPLP perante as  violações sistemáticas da Constituição da República, que segundo disse, está mergulhando o país no abismo.

ATLETA GUINEENSE USSUMANI DJUMO É CAMPEÃO EM PORTUGAL

Concluiu-se o Campeonato Nacional de Atletismo de Clubes em Portugal e o atleta guineense Ussumani Djumo é Campeão em Portugal pelo Clube de Atletismo Olímpico Vianense que venceu a 3.ª Divisão masculina com um total de 122 pontos.

CAMPEÃO USSUMANI_DJUMO

Atleta Guineense Ussumani Djumo sagra-se Campeão Nacional da 3ª Divisão nos 110m barreiras em Portugal

19 ANOS DEPOIS GUINÉ-BISSAU ORGANIZA CIMEIRA DA CPLP EM CONTEXTO DIFERENTE

A Guiné-Bissau volta a organizar, 19 anos depois, mais uma cimeira dos Chefes de Estados e de Governos da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), desta vez, em meio a uma crise política-parlamentar, contrariamente ao contexto de 2006.

Na cimeira de há 19 anos, o país tinha um Presidente da República (Nino Vieira) dentro do limite constitucional do mandato e um parlamento a funcionar normalmente. Mas agora o cenário é diferente. A Guiné-Bissau não tem Assembleia Nacional Popular (ANP) a funcionar e tem um Presidente da República cujo mandato terminou em 27 de fevereiro passado, mas que considera que o período de exercício presidencial só acaba em 4 de setembro próximo, dentro de 50 dias.

PORTUGAL COMEÇA A DESTRUIR CASAS DOS IMIGRANTES

A Câmara Municipal de Loures, demoliu 64 casas auto-construídas no Bairro do Talude Militar, onde vivem cerca de 161 pessoas.

De acordo com a CNN, a demolição começou cerca das 12:00, depois a polícia teve que aparecer para impedir os moradores concentrados no local tentativa de impedir o processo de demolição.





Notabanca; 16.07.2025 

PRESIDENTE DIOMAYE RECEBIDO CALOROSAMENTE PELO SEU HOMÓLOGO BENINENSE PATRICE TALON

O Presidente Senegalês Bassirou Diomaye Faye, foi calorosamente recebido ontem 15 de julho de 2025, em Cotonou, por seu homólogo beninense, o Presidente Patrice Talon.

Após honras militares no Palácio Presidencial, os dois Chefes de Estado realizaram um encontro privado, seguido de uma declaração conjunta à imprensa.

PARLAMENTOS LUSÓFONOS APOIAM CIMEIRA DA CPLP NA GUINÉ-BISSAU

A nova presidente da Assembleia Parlamentar dos países lusófonos rejeitou qualquer impedimento à realização da cimeira de chefes de Estado e de Governo da CPLP na Guiné-Bissau, como pedia o Parlamento daquele país.

Parlamento da Guiné-Bissau Bissau foi dissolvido pelo Presidente Umaro Sissoco Embaló em 2023Foto: Bacar Camara/Xinhua News Agency/picture alliance