“BISSAU PODE FICA SEM LUZ E ÁGUA”- CONTATO EAGB E KARPOWER?
O Governo e a Empresa POturca, Karpower sentaram-se a mesa nesta sexta-feira (15.09) para discutir entre outras questões, pagamentos de facturas em atraso e analisar o contrato em vigor assinado entre EAGB e Karpower em 2018, período em que a empresa turca se instalou em Bissau.No âmbito destas negociações, as partes comprometem-se estabelecer um plano de pagamento de facturas em atraso e, Karpower prometeu-se continuar a fornecer a energia, mas o governo exige a "renegociação do contrato" em vigor, pois, contradiz o acordo estabelecido em 2018.
Na mesma linha, o Ministro da Energia e Indústria, Isuf Baldé questionou na ocasião, a forma como foi assinada "adenda" que aumenta o fornecimento de electricidade, sem que o país tenha ainda as condições de consumir a quantidade fornecida.
"O fornecimento da electricidade previsto no contrato vigente ultrapassa largamente o consumo da cidade de Bissau", esclareceu o Ministro da Energia e Indústria.
Nesse sentido, o Ministro da Economia e Finanças, Suleimane Seidi exigiu a
"renegociação do contrato" vigente com a empresa Karpower, porém
garantiu que, o governo vai assumir as suas responsabilidades com as dívidas
encontradas.
"É preciso ser realista, o contrato inicialmente previa 17 megawatts, com
a possibilidade de aumento gradual conforme as necessidades do país"
esclareceu o Ministro da Economia e Finanças, que compremeteu ainda trabalhar
com empresa turca no sentido de estabelecer um plano de pagamentos de
facturas em atraso.
A reunião mobilizou, o Governo, através dos Ministros da Economia e Finanças, da Energia e Indústria e os Secretários de Estado do Orçamento e Assuntos Fiscais e do Tesouro, respectivamente.
Participaram ainda, o Conselho de Administração da EAGB e, o Representante da empresa turca Karpower na Guiné-Bissau,
Prince Lamptey Tetteh.
A Empresa de Eletricidade e Água da Guiné-Bissau, (EAGB) enfrenta uma situação financeira difícil, que vai conduzir uma intervenção financeira do Governo para evitar a interrupção do fornecimento da Energia à cidade de Bissau.
A Empresa turca, Karpower estabeleceu o seu navio central no largo da cidade de Bissau em 2018, por iniciativa do governo liderado por Aristide Gomes.
Notabanca; 16.10.2024
Sem comentários:
Enviar um comentário