GERALDO MARTINS É O NOVO PRIMEIRO-MINISTRO DA GUINÉ-BISSAU
Sem demoras. O Presidente da República, Umaro Sissoco Embaló, derrubou hoje o Governo de Nuno Gomes Nabiam e acaba por nomear ainda hoje, 07 de agosto, Geraldo João Martins, Primeiro-ministro da Guiné-Bissau.
A nomeação de Martins ao cargo do chefe do Governo guineense, vem expressa no decreto presidencial nº 48/2023, de 7 de agosto com as justificações que, a Coligação PAI Terra Rança venceu as legislativas antecipadas com maioria absoluta e ter escolhido o antigo Ministro das Finanças para liderar o novo Governo.
QUEM É O GERALDO MARTINS?
Geraldo João Martins é natural de Bafatá, Leste da Guiné-Bissau. Cresceu na capital guineense e frequentou os estudos primários na escola Che Guevara em Bissau e depois fez o ciclo no Salvador Allende. Tendo concluindo ensino secundário no Liceu Nacional Kwame Nkrumah em Bissau.
O casamento entre líder do PAIGC, Domingos Simões Pereira e Geraldo Martins tem um percurso que ambos afirmam datar ainda do tempo estudantil em Bissau e mais tarde na antiga União Soviética.
Geraldo Martins licenciou-se primeiro em química física, na Moldávia, mais tarde, já em Bissau, em direito pela Faculdade de Direito de Bissau e ainda concluiu um mestrado em Gestão e Políticas Públicas numa universidade de Londres, Inglaterra.
Embora tenha sido ministro da Economia e Finanças da Guiné-Bissau, por diversas vezes, a grande paixão de Geraldo Martins, como o próprio o admite, é a condução de políticas no setor da Educação, pasta que também liderou no Governo guineense.
Também foi ministro da Ciência e Tecnologias da Guiné-Bissau.
Entre 2005 até entrar para o Governo do PAIGC, em 2014, Martins foi quadro sénior do Banco Mundial, responsável pelos dossiês de desenvolvimento humano de 25 países subsarianos, entre os quais Cabo Verde, Guiné-Bissau e Senegal.
Recentemente, Martins lançou-se na escrita, tendo publicado já dois romances: “Mil pedaços de amor”, em 2017, e a “Desilusão — Governação e exercício político durante a IX legislatura na Guiné-Bissau”, em 2019.
Antigo militante do Partido da Convergência Democrática (PCD), Geraldo Martins aderiu ao PAIGC, em 2018 e atualmente é deputado eleito nas legislativas realizadas no dia 4 de junho passado.
Geraldo Martins fala e escreve, Português, Francês, Inglês e Russo. Nos seus tempos livres, o novo primeiro-ministro gosta de ler e ouvir música.
Notabanc, 07.08.2023


Sem comentários:
Enviar um comentário