sexta-feira, 15 de junho de 2018

OMS PEDE ENVOLVIMENTO DE TODOS PARA SUPERAR A ESCASSEZ DE SANGUE NA GUINÉ-BISSA
O pedido vem expresso num comunicado à imprensa enviado à ANG, produzido no quadro das comemorações do Dia Mundial de Dadores de Sangue, que hoje se celebra, sob o lema "Esteja disponível para ajudar o próximo. Dê sangue. Partilhe a vida".
Segundo o documento, na Guiné-Bissau, a OMS tem apoiado não só iniciativas do Ministério de Saúde através do Centro Nacional de Transfusão de Sangue, em parceria com a Associação Guineense de Dadores de Sangue, mas também na elaboração de documentos técnicos importantes que servem para regular a doação de sangue.

 "Não obstante esses apoios, é imprescindível outras inicitivas que visam aumentar o número de dadores voluntários para superar a escassez de sangue", refere a organização.

Segundo a OMS as transfusões de sangue salvam vidas, ajudam os doentes que sofrem de doenças fatais a viveram mais tempo, a melhorar a qualidade de vida e também nas intervenções médicas e cirurgias e nos cuidados maternos e infantis.

O tema deste ano chama a atenção para os gestos de dadores de sangue regulares e voluntários para com os doentes necessitados e incentiva as pessoas a preocuparem-se com dádiva de sangue.

Segundo o comunicado,  na região africana, embora os países tenham realizado progressos significativos para melhorar a disponibilidade e a segurança de sangue, a procura por transfusões de sangue está a aumentar.

Para OMS, as doações de sangue seguras têm um papel vital na oferta de cuidados eficazes e imediatos aos doentes que necessitam,por isso desafia

as pessoas a estarem disponíveis para ajudar o próximo através da transfusão da sangue.

A Organização Mundial de Saúde agradece nesta data aos dadores de sangue voluntários e não remunerados que salvam vidas e pede as pessoas com boa saúde que nunca deram sangue a começarem a fazê-lo, principalmente os jovens.
Notabanca; 15.06.2018

Sem comentários:

Enviar um comentário