sexta-feira, 15 de junho de 2018

MAIS DE 150 BILHÕES DE DÓLARES ESPERADOS DA EXPLORAÇÃO DE GÁS E PETRÓLEO
A exploração de dois jazigos de Gás e Petróleo no Senegal vão render receitas totais na ordem de mais de 500 bilhões de dólares americanos (84.000 bilhões de fcfa), revelou terça-feira o director geral da Sociedade de Petróleo do Senegal (Petrosen), Mamadou faye.
Esta exploração vai necessitar igualmente de despesas de cerca de 60 bilhões de dólares americanos, que correspondem a 33.000 bilhões de fcrancos cfa.
Intervindo na cerimónia de concertação nacional sobre a gestão das receitas provenientes da exploração do Petróleo e Gás, Mamadou Faye indicou que o estado senegalês beneficiará de ganhos na ordem de 52 a 66 por cento.

Segundo o Diretor-geral da Petrosen, as receitas do estado se cifram em mais de 30 bilhões de dólares americanos durante trinta anos.

Desde  2014, as descobertas de Gás de classe mundial foram feitas nas profundezas offshors, no Norte da Península de Dakar.

Trata-se de Grand tortue, 20 Tcf (560 bilhões de metros cúbicos),Teranga 5Tcf (140 bilhões de metros cúbicos) e Yakaar 15 Tcf (420 bilhões de metros cúbicos)

O desenvolvimento e a exploração destas descobertas vão começar com o campo Grand torture, que se encontra na fronteira entre o Senegal e a Mauritânia.

Os dois países assinaram em Fevereiro um acordo de cooperação internacional.

As duas sociedades nacionais do Senegal e da Mauritânia ,a  BP e Kosmos começaram os estudos para o desenvolvimentos dos campos.

Em relação ao petróleo, desde 2014, quatro descobertas foram feitas no bloco Sangomar profundo.

A descoberta SNE-1 foi inteiramente avaliada com reservas entre 346 e 998 milhões de baris de petróleo.

A questão é, para quando a resolução de diferendo petrolífero entre Senegal e Guiné-Bissau?

Notabanca; 15.06.2018

Sem comentários:

Enviar um comentário