quinta-feira, 17 de outubro de 2024

SÓ O GOVERNO PODE CONFIRMAR SE PAÍS VAI TER ELEÇIES EM NOVEMBRO

O Presidente da República defendeu quarta-feira, que só o Governo liderado por Rui Duarte Barros, é que tem a competência de dizer se as próximas legislativas, irão acontecer ou não na data prevista, que é 24 de Novembro.

Em declarações à imprensa na quarta-feira a saída da reunião extraódinasria do Conselho de Ministros, Umaro Sissoco Embaló sustenta que, de acordo com a lei, o papel do Presidente da República é assinar o decreto.

“Já foi decretado a data por minha parte, agora compete ao Governo dizer, se reúne ou não condições, de organizar as eleições legislativas na data prevista, ou se existir algo que precisamos de analizar para fazer com que o processo corra de forma desejada”, disse PR.

Questionado sobre a preocupação da Sociedade Cívil perante o assunto, em resposta, o PR declarou que tomou a nota da preocupação, acrescentando por outro lado que, como garante da estabilidade e da coesão social, analisará a preocupação da Sociedade Cívil com muita paciência.

“Porque entenderam que as diferenças políticas que enfrentamos no país, não reside nas sucessivas eleições que organizamos, se vermos bem, o país com maior número das eleições realizadas, é a Guiné-Bissau, mas até hoje tudo continuou na mesma”, rematou o Chefe de Estado.

Umaro Sissoco Embaló, apontou as legislativas como ponto focal de sucessivos conflitos entre as formações partidárias no país.

“Por exemplo, num passado recente, a Coligação Pai-Terra-Ranca venceu as legislativa com a maioria absoluta, mas não caminhou com a sua agenda interna do partido, e preferiu caminhar coletivo até ao ponto de escolher o primeiro Vice-Presidente da ANP que não é regimental”, afirmou.

O Presidente da República disse que podia ser rejeitado por ele mas não foi o caso, frisando que são dos problemas que complicam o normal funcionamento dos partidos e assim como sucessivos Governos que passaram no país.

Notabanca; 17.10.2024

 

Sem comentários:

Enviar um comentário