CERCA DE 6 MIL PROFESSORES VÃO RECEBER TABLETES COM PLANOS DE AULAS
O Diretor-geral do Instituto Nacional para o Desenvolvimento do Ensino (INDE), disse hoje, em entrevista à ANG que cerca de seis mil professores do ensino básico irão beneficiar de tabletes munidos de Planos de Aulas, manuais de alunos e Guia do Professor..
“Para o uso do tabletes o professor nem precisa ter internet, é só acessar um programa onde irá encontrar todas as lições necessárias para lecionar”, disse Lívio António da Silva.
Aquele responsável disse que a concessão dos tabletes aos professores é fundamental para assegurar a qualidade do processo do ensino e aprendizagem desejada.
“O nosso sistema do ensino se depara com carências em termos de qualidade dos professores , as vezes é motivada por falta de formação pedagógica e de flexibilidade de abordagem dos próprios professores”, sublinhou.
Lívio da Silva referiu que decorre a distribuição de manuais de alunos, guias do professor e tabletes em simultâneo com a formação dos professores, de forma a poderem familiarizar-se com as referidas ferramentas.
No que tange a reforma curricular do ensino básico, do 1º ao 4º ano, Lívio António da Silva anunciou a introdução no corrente ano letivo(2024/2025), de novas disciplinas nomeadamente a Educação para a Cidadania, História e Geografia da Guiné-Bissau, para permitir as crianças conhecerem a história do país, tal como acontece noutros países.
Aquele responsável acrescentou que foram igualmente introduzidos a disciplina de Meio Físico e Social que dantes era denominado de Ciência Integrada.
“Quero dizer que, a partir do presente ano letivo, já aberto, todos os referidos programas, manuais de alunos, guias do professor serão aplicados.Queremos ter um ensino harmonizado, tanto público como privado, porque no futuro vamos passar a fazer exames nacionais e para que isso aconteça é necessário dispor de um currículo geral harmonizado”, frisou.
Lívio António da Silva convida à todas as escolas privadas para procurarem os manuais e guias do professor produzidos pelo INDE tendo em conta que são gratuítos.
Notabanca, 07.10.2024
Sem comentários:
Enviar um comentário