PRESIDENTE SISSOCO VISITA NAVIO “CENTENÁRIO AMÍLCAR CABRAL” QUE JÁ ESTÁ NO PORTO DE BISSAU
Este é um marco da cooperação entre Portugal e a Guiné-Bissau, uma aposta no reforço das ligações entre Bissau e o Arquipélago dos Bijagós. Podendo transportar mais de 220 passageiros, pode ainda carregar veículos e vem equipado com uma grua de elevação de carga de até 5 toneladas.
O navio entrará, agora, numa fase de testes e de formação prática do pessoal de navegação e de manutenção. Irá, depois, ser colocado ao serviço dos cidadãos e das empresas guineenses, fomentando a coesão territorial e estimulando a atividade económica. Este foi um projeto financiado pelo Fundo Ambiental de Portugal e executado pela TTSL - Transtejo Soflusa.O Presidente da República visitou na tarde de quinta-feira o navio de transporte de passageiros oferecido pelo Governo português, denominado“Centenário Amílcar Cabral”.
O navio que chegou esta semana ao porto de Bissau, deverá, oficialmente, ser entregue no dia 12 de Outubro.
Em declarações à imprensa no final da visita,o Presidente da República disse que o barco além de reforçar a ligação entre o arquipélago dos Bijagós com a Capital Bissau, vai também reduzir o sofrimento das populações das ilhas que enfrentavam dificuldades de circulação em segurança para a parte continental do país.
Umaro Sissoco Embaló disse que o navio foi completamente requalificado e foi doado no âmbito das celebrações do centenário de Amílcar Cabral, por isso é denominado de “ Centenário Amílcar Cabral”.
“Estou muito satisfeito e agradeço o executivo português em particular ao actual primeiro-ministro que concluiu o processo”, disse.
O chefe de Estado disse que no dia 12 de outubro far-se-á a entrega oficial do barco, que irá facilitar a deslocação para ilhas, nomeadamente para os sectores de Bolama, Bubaque e Ntchudé, bem como no escoamento dos produtos da primeira necessidade para estas zonas, assim como da zona insular para continente.
Segundo informações publicadas na página oficial da Presidência da República no facebook o Centenário Amílcar Cabral tem capacidade para transportar mais de 200 pessoas, incluindo veiculos, e é equipado com um guindaste de 5 toneladas.
O Chefe de Estado guineense foi acompanhado nesta visita pelo ministro dos Transportes, Telecomunicações e Economia Digital, Marciano Silva Barbeiro, do Interior e da Ordem Pública, Botche Candé e das Obras Públicas, José Carlos Esteves.
Notabanca; 21.09.2024
Sem comentários:
Enviar um comentário