terça-feira, 27 de agosto de 2024

ZAMORA INDUTA ACUSADO NO ENVOLVIMENTO DE TENTATIVA DE GOLPE DE ESTADO

O Secretário de Estado da Ordem Pública, José Carlos Macedo, afirma que o antigo Chefe de Estado-Maior General das Forças Armadas, José Zamora Induta, terá participado na tentativa de golpe de Estado 1 de fevereiro de 2022.

Em conferência de imprensa, segunda-feira, o governante afirmou que Braima Camará, Coordenador do MADEM-G15, sabe onde se encontrava, aquando de caso 1 de fevereiro, Zamora Induta.

“Perguntem ao Braima Camará, onde foi escondido Zamora Induta (….) ? digam ao Braima que dias antes do golpe, na casa de quem estava Zamora. Golpe de [Estado] 1 de fevereiro 2022, o Presidente disse claramente é do conhecimento de Braima Camará. Pedimos esclarecimento ao jovem [ Braima Camará], somos guineenses, por isso, precisamos de esclarecimentos sobre Zamora Induta”, insistiu.

“ Braima Camará não pode fazer parte em todas as coisas da Guiné-Bissau, toda coisa fica escondida com roupas brancas tradicionais e os óculos. Reafirmamos que Braima Camará tem que explicar aos guineenses. Não dissemos que foi ele quem deu golpe, mas queremos saber onde estava Zamora Induta, que nos diga(…)

fomos nós que comíamos no mesmo prato”, vincou.

O também dirigente suspenso do MADEM-G15 advertiu que não permitirá aglomeração no Aeroporto Osvaldo Vieira na receção do líder de APU-PDGB, Nuno Gomes Nabiam que regressa ao país na próxima sexta-feira.

“Para ser justo como um político, impedi a receção de Braima Camará, Domingos Simões Pereira. Pergunto quem é Nuno na Guiné-Bissau”, questionou.

“Nuno Nabiam é zero e terá o mesmo tratamento que outros tiveram, chegará esse dia” avisou.

De acordo com radio Capital, José Carlos Macedo mostrou-se confiante e promete que o Presidente Interino do Supremo Tribunal de Justiça, Lima André, voltará ao país brevemente, para apreciar e consequentemente proceder à anotação do congresso de uma ala dos dirigentes do Movimento para Alternância Democratica.

Notabanca; 26.08.2024

 

Sem comentários:

Enviar um comentário