“ÁFRICA OCIDENTAL É UMA ZONA DE TRÂNSITO DE DROGAS PROVENIENTES DA AMÉRICA LATINA PARA EUROPA”
Entre 2019 e 2021, foram apreendidas 47,5 toneladas de cocaína na região. Este número não para de aumentar, além de outras substâncias que ali também são apreendidas. Aqui estão as 10 principais apreensões de drogas na África Ocidental.
Terça-feira, 28 de novembro de 2023, a 150 km da costa de Dakar, um navio interceptado e a sua carga foram devolvidos à base naval do Almirante Faye Gassama e entregues às autoridades da marinha nacional senegalesa.
O barco continha 3 toneladas de cocaína pura apreendida pelo barco patrulha Fouladou. Esta é uma das maiores apreensões de drogas neste país.
Este tipo de operações, ou seja, apreensões de stocks de droga, estão a tornar-se cada vez mais regulares em muitos países da África Ocidental onde os traficantes de droga transitam estas mercadorias perigosas.
De acordo com um relatório mundial sobre drogas de 2023 do Escritório das Nações Unidas sobre Drogas e Crime (UNODC), a África Ocidental é uma zona de trânsito de drogas provenientes da América Latina para a Europa.
Se a heroína transita pela África Oriental e a resina de cannabis pelo Norte, a África Ocidental, por seu lado, segundo o relatório, é a zona de predileção pela cocaína. Obviamente, essas regiões também veem transitar outros tipos de drogas.
Além disso, a África Ocidental não é apenas uma zona de trânsito de drogas que chegam da América do Sul, mas também se tornou uma área de elevado consumo que preocupa o UNODC.
1. Toneladas de cocaína apreendidas no Senegal
Esta é uma apreensão recorde, segundo a marinha senegalesa que realizou a operação em 28 de novembro. Cerca de 3 toneladas de cocaína foram apreendidas num navio abordado na costa do Senegal com 10 pessoas, incluindo um senegalês a bordo.
800 quilos de cocaína foram apreendidos em janeiro passado na costa senegalesa, num navio. Alguns meses antes, em Outubro de 2022, 300 quilogramas de cocaína foram apreendidos pela alfândega senegalesa.
2. Registro de apreensão no Níger no veículo de um prefeito
As autoridades disseram que a apreensão foi a maior quantidade de cocaína já apreendida no Níger.
200 quilos de cocaína, foi o que a polícia de Agadez (Níger) encontrou no veículo do prefeito da cidade de Fachi em janeiro de 2022. Segundo as autoridades de segurança, é a primeira vez que tal quantidade de drogas é apreendida em Níger. E está no veículo de uma autoridade administrativa após uma busca cuidadosa.
Envolveu 199 isqueiros de cocaína com um valor estimado de quase US$ 9 milhões. Essa quantidade de drogas encontrada em seu veículo leva os investigadores a deduzirem que o prefeito não estava na primeira tentativa. Ele e seu motorista foram presos e as drogas apreendidas pela Central de Repressão ao Tráfico Ilícito de Drogas (OCRTIS).
3. Quase 900 quilos de cocaína apreendidos num navio de pesca ao largo da África Ocidental
Isto aconteceu no passado dia 4 de Novembro no Golfo da Guiné num barco de pesca vindo da América Latina. 880 quilos de cocaína foram interceptados pelo Mistral, o segundo maior navio da França depois do Charles-De-Gaulles, presente no Golfo da Guiné no âmbito da missão Corymbe. E foi ao largo da costa da África Ocidental que esta apreensão foi feita.
Um comunicado da Prefeitura Marítima do Atlântico especificava que foi o Gabinete Antinarcóticos (Ofast) que “solicitou a intervenção da Marinha Nacional, à luz das informações transmitidas pelos seus parceiros brasileiros, americanos e britânicos”. As drogas foram transportadas para Mistral para serem destruídas lá.
Segundo relatos, 4,6 toneladas de cocaína foram apreendidas em Dezembro de 2022, 5 toneladas e 2,4 toneladas, respectivamente, em Abril e Setembro de 2023, perfazendo um total de mais de 12 toneladas de cocaína apreendidas ao largo da costa da África do Sul. Oeste desde Dezembro de 2022.
4. Burkina Faso detém o recorde no Sahel
De acordo com o relatório do UNODC de Junho de 2023 sobre o tráfico de droga, a maior apreensão de cocaína (488 quilos) no Sahel é reportada pelo Burkina Faso. Em Maio de 2022, os serviços alfandegários de Bobo-Dioulasso anunciaram que apreenderam 96 tiras de cocaína com um peso total de 115.118 quilos, cujo valor é estimado em mais de 7 mil milhões de FCFA (11 milhões de dólares).
A droga estava escondida em cavidades especialmente projetadas em um veículo de matrícula estrangeira, acondicionada em 112 sacos de 100kg cada. Os traficantes, segundo a alfândega, queriam fazer passar estes produtos ilícitos por farinha de mandioca.
5. Tijolos de cocaína escondidos em um esconderijo de um veículo no Mali
Esta é “uma das maiores apreensões de drogas pelas alfândegas do Mali nos últimos anos”, conforme indicado por um funcionário do gabinete de investigação aduaneira em Agosto de 2022 no Mali.
160 quilos de cocaína escondidos num esconderijo de uma viatura, apreendidos no posto de Kourémalé, na fronteira com a Guiné. 12,5 milhões de dólares, ou 8 mil milhões de FCFA, é o valor estimado para esta droga apreendida.
6. 1,8 toneladas de cocaína apreendidas num armazém na Nigéria
Em Setembro de 2022, a Agência Nacional de Aplicação da Lei sobre Drogas (NDLEA) apreendeu 1,8 toneladas de cocaína num armazém numa propriedade em Lagos, no valor de mais de 278 milhões de dólares, ou quase 183 mil milhões de dólares de FCFA.
É a “maior apreensão” de cocaína na história da Nigéria, segundo agentes antinarcóticos deste país da África Ocidental. A droga estava armazenada em 10 malas de viagem e 13 barris.
7. Membros de uma rede de cartel que utiliza a África Ocidental como trânsito são detidos no Benin
Trata-se de 2,5 kg de cocaína apreendidos em Outubro passado num armazém em Ekpè, na comuna de Sèmè Podji, perto de Cotonou. O procurador do Tribunal de Repressão aos Delitos Económicos e ao Terrorismo (CRIET) indicou ter detido 12 pessoas pertencentes a uma rede de cartéis que utilizava a África Ocidental como trânsito.
Em Maio passado, a brigada antidrogas do Benim apreendeu 145,5 kg de cocaína. 14 pessoas, incluindo o primeiro chefe do Gabinete Central de Repressão ao Tráfico Ilícito de Drogas e Precursores (OCERTID), foram detidas neste caso.
8. Várias toneladas de diversas drogas apreendidas em 2021 no Togo
De acordo com o Gabinete Central para a Repressão do Tráfico Ilícito de Drogas e do Branqueamento de Dinheiro (OCRTIDB), mais de 8 toneladas de várias drogas, incluindo 56 kg de cocaína, foram apreendidas no Togo em 2021. No ano passado, mais de 50 toneladas de drogas, incluindo 236 kg de cocaína, foram incineradas no país.
9. Quilos de cocaína apreendidos e desaparecidos na Guiné-Bissau
Nesta antiga colónia de Portugal, as Nações Unidas observaram que a pobreza levou ao desenvolvimento de uma rede de traficantes de droga protegidos por oficiais superiores do exército.
Em novembro de 2021, foram apreendidos 980 kg de cocaína pela polícia. Surpreendentemente, 975 kg desta cocaína foram dados como desaparecidos. A suspeita rapidamente recaiu sobre os policiais que supostamente estavam por trás desse ato. Um policial foi até preso neste caso.
Em Março de 2019, foram apreendidos na Guiné-Bissau 789 kg de cocaína escondidos num camião carregado de peixe congelado. A remessa pertencia a um maliano que, segundo o Painel de Peritos sobre o Mali, estava associado à rede de um apoiante do grupo terrorista Al Mourabitun, sancionado pela ONU.
10. Remessa de drogas perigosas apreendidas na Mauritânia
A marinha e a alfândega da Mauritânia detectaram, interceptaram e abordaram nas suas águas territoriais, em Junho de 2023, um navio que transportava drogas perigosas. Envolveu 1.218 kg de cocaína.
Em outubro passado, foram apreendidos 15,5 kg de cocaína na cidade de Bababé. Esta droga estava prestes a ser transportada para Nouakchott, capital do país. Grupos terroristas alimentam o tráfico de drogas na África Ocidental
Além da cocaína, outras drogas, nomeadamente a cannabis, a heroína e o tramadol, passam por estes países da África Ocidental. Vários relatórios referem que grupos jihadistas estão na base do tráfico de droga na África Ocidental, especialmente no Sahel.
De acordo com o Gabinete das Nações Unidas contra a Droga e o Crime, o tráfico de droga financia parcialmente vários grupos armados no Sahel, nomeadamente através do pagamento de impostos em troca de protecção nas áreas controladas por estes grupos.
Uma situação confirmada pelo Painel de Peritos sobre o Mali, que indica que grupos armados de diversas alianças têm estado envolvidos no transporte de carregamentos de drogas, incluindo cocaína e resina de cannabis. Estes mercados ilícitos fornecem-lhes recursos financeiros.
Notabanca; 08.12.2023
Sem comentários:
Enviar um comentário