sexta-feira, 2 de dezembro de 2022

UNIÃO EUROPEIA ANUNCIA SUBVENÇÃO DE 360 MILHÕES DE EUROS À GUINÉ-BISSAU.

O novo embaixador da União Europeia (UE) na Guiné-Bissau, anunciou, terça-feira, em Bissau, que a instituição vai conceder à Guiné-Bissau uma subvenção direta de 360 milhões de euros, num período de 15 anos.

Artis Bertulis que falava quarta-feira aos jornalistas após a entrega da sua carta credencial ao Chefe de Estado Umaro Sissoco Embaló, acrescentou que a UE tem uma ação muito concreta e ativa no apoio ao desenvolvimento da Guiné-Bissau num conjunto de setores-chave como a educação, a saúde ou o agro-negócio.

O diplomata adiantou que à  este valor acrescenta as subvenções dadas através de programas regionais, num valor também muito significativo. 

Bertulis referiu   que a UE  têm um acordo com o Governo guineense na área das pescas com desembolso na ordem  de cerca de 16 milhões de euros por ano. 

O novo respresentante da UE em Bissau disse que tambem debateu com  chefe de Estado guineense, que atualmente preside a CEDEAO, questões de interesse sub-regional, tendo em conta que a UE e a CEDEAO são “parceiros estratégicos que trabalham ativamente em conjunto sobre questões de interesse comum”.

A  parceria entre a Guiné-Bissau e a UE vigora há mais de 40 anos e é descrita como duradoura e sólida.

“Nestes últimos 46 anos estivemos sempre cá para apoiar a Guiné Bissau em todos os momentos da sua história. No futuro, cá estaremos para a apoiar”, salientou.

Notabanca; 02.12.2022

Sem comentários:

Enviar um comentário