terça-feira, 18 de outubro de 2022

IDOSO ACUSADO DE “REVELAR SEGREDOS DE FANADO” ESPANCADO BRUTALMENTE EM BIOMBO

O presidente da Associação para a Defesa e Proteção dos Idosos na Guiné-Bissau, Nelson Oliveira Intchama, considera, esta segunda-feira, que o respeito aos Direitos Humanos no país é uma ironia.

Nelson Intchama fez esta afirmação numa conferência de imprensa realizada hoje, 17.10, para denunciar o espancamento de um idoso, na casa dos 70 anos, na região de Biombo, concretamente na povoação de Quisset.

Segundo o responsável, tudo ocorreu na noite de 10 de outubro, após o filho do idoso em causa sair do local da circuncisão “barraca do fanado”, tendo os agressores alegados que o homem velho estava a revelar “os segredos” de alguns usos praticados durante esta cerimónia tradicional.

Para Nelson, a fragilidade no capítulo da sensibilização sobre os Direitos Humanos está a pôr em causa seriamente a vida de muitas pessoas no país, inclusive dos idosos.

Sendo assim, a organização em questão condena o ato e pede que os autores sejam traduzidos à justiça.

Nelson intchama apela ainda à sociedade guineense a respeitar os idosos, lembrando que um dia também seremos idosos.

”Penso que não estamos num Estado ditatorial em que podemos fazer o que bem entendemos, pelo que deve haver uma punição severa para os autores desses atos que põem em causa o direito de qualquer cidadão”.

Manuel dos Santos, o velho que foi vítima da agressão, avançou que ficou surpreendido e triste com o que aconteceu.

“O meu filho se encontrava na rua e adverti-o que devia estar dentro naquelas horas, já que acabou de sair da “barraca”. Ao ter dito isso, esse grupo de jovens, inclusive o meu próprio filho, levou-me diretamente para as matas, tendo sido forçado a ajoelhar para depois receber várias pauladas”.

De referir que o pai foi quem responsabilizou de cuidar do filho na “barraca” durante essa prática tradicional. Segundo as informações disponíveis, no ato, participaram sete jovens, sendo que três deles já se encontram na posse das autoridades judiciais.

Conforme essa organização que protege e defende Direitos dos Idosos, já se registou vários casos desse género, com os casos dos idosos mortos acusados de serem feiticeiros a destacar-se.

Notabanca; 18.10.2022

Sem comentários:

Enviar um comentário