EX-PRESIDENTE JOSÉ MÁRIO VAZ E SEU MOVIMENTO MILITAM NO MADEM-G15
O ex-Presidente da República José Mário Vaz julga (JOMAV) e o seu “Movimento JOMAV” decidiram militar no Movimento para Alternância Democrática (MADEM- G15).A informação consta numa carta dirigida ao Coordenador do MADEM-G15, à que a ANG e Notabanca tiveram acesso, através da qual JOMAV declarou que ele, enquanto cidadão, da sua livre e espontânea vontade manifesta total disponibilidade de ser acolhido com seu Movimento naquela formação política.
Sugeriu ao MADEM-G15 para trabalhar com o referido Movimento as formas e condições dessa militância “à bem do povo da Guiné-Bissau”.
José Mário Vaz nasceu em Calequisse, Região de Cacheu, Norte do país à 10 de dezembro de 1957.
Economista formado em Portugal, JOMAV foi presidente da Câmara Municipal de Bissau e ministro das Finanças do governo de Carlos Gomes Júnior deposto pelo golpe de Estado, em 2012.
Também foi militante do PAIGC desde 1989.
Na qualidade de candidato do PAIGC,José Mário Vaz foi eleito Presidente da República à segunda volta, a 18 de maio de 2014, depois de o PAIGC ter conquistado a maioria absoluta nas eleições legislativas, as primeiras realizadas na Guiné-Bissau desde o golpe de Estado de 12 de abril de 2012.
José Mário Vaz foi único Presidente da República cujo mandato durou cinco anos desde a implementação da democracia na Guiné-Bissau.
Notabanca; 22.09.2022
Sem comentários:
Enviar um comentário