quinta-feira, 7 de julho de 2022

GOVERNO PROÍBE VENDA AMBULANTE DE COMBUSTÍVEIS E FIXA NOVOS PREÇOS

O gasóleo passa, a partir desta quinta-feira a ser quase 16 por cento mais caro e a gasolina 12 por cento mais caro, em relação aos preços anteriormente praticados.

De acordo com o despacho conjunto dos Ministérios da Energia e Indústria e das Finanças, à que a ANG e Notabanca tiveram acesso hoje, o gasóleo que custava 767 francos passa custar 889 francos por litro e a gasolina passa a custar 852 francos CFA por litro contra os 760 fcfa praticados anteriormente.

 O despacho informa que o gasóleo para as centrais electricas do interior vai custa 840 francos CFA.

Segundo o documento, a medida visa equilibrar a evolução das cotações dos produtos derivados do petróleo no mercado internacional que tem sido objeto de um acompanhamento rigoroso por parte do governo, dada a sua influência direta na atividade económica do país.

O despacho refere ainda que a subida dos preços de combustíveis se deve a necessidade de fazer vigorar os acordos de concessão e tendo em conta que a estrutura de preços de combustíveis em vigor desde junho de 2022 deixou de comportar o custo real dos produtos (CUSTOCIF), devido às flutuações de preços no mercado internacional.

 O governo proíbe, no mesmo despacho, a venda ambulante de combustíveis derivados do petróleo e revoga todas as disposições que contrariem o presente despacho.

Em relação aos operadores que procedem a importação dos produtos petrolíferas por meios não marítimo, nomeadamente a importação por fronteiras terrestres, o executivo informa que devem requerer, para cada importação, uma autorização especial e prévia ao governo.

Notabanaca; 07.07.2022

Sem comentários:

Enviar um comentário