quinta-feira, 23 de junho de 2022

PRESIDENTE SISSOCO EXONERA PRESIDENTE DO TRIBUNAL  MILITAR SUPERIOR

O Presidente da República exonerou hoje por decreto, o presidente do Tribunal  Militar Superior, o Brigadeiro-General, Daba Naualna, em funções desde 2018.

A informação foi tornada pública através de uma Nota do gabinete de Comunicação e  Relações Públicas da Presidência da República que não invoca as razões da exoneração.

Numa outra Nota, o mesmo gabinete deu conta da exoneração de outro Brigadeiro-General, Quintino Quadé, que exercia as funções de conselheiro do Presidente da República para Assuntos de Defesa Nacional, desde Junho de 2020.

Fontes militares indicam que a exoneração do brigadeiro-general, Daba Naualna, pode estar motivada pela sua recusa em manter na prisão, alguns militares suspeitos de envolvimento em alguns casos de alegadas tentativas de subversão da ordem ou do suposto golpe de Estado de 1 de Fevereiro.

Refira-se que, semanas depois do ataque ao Palácio do Governo, o Chefe de Estado-maior General das Forças Armadas, Baguê Na N’Tan, acusou o Tribunal Militar de ter ordenado no passado a libertação de “indivíduos que viriam a envolver-se no caso 1 de fevereiro”, segundo as suas palavras.

O brigadeiro-general Daba Naualna, militar formado em direito, foi porta-voz do Comando Militar que liderou o golpe de Estado de 12 de Abril de 2012 que derrubou o regime de Carlos Gomes Júnior.

Naualna está ainda sob sanções das Nações Unidas.

Notabanca; 23.06.2022

Sem comentários:

Enviar um comentário