quinta-feira, 1 de maio de 2025

CONSELHEIRO DO PRIMEIRO-MINISTRO DA GUINÉ-BISSAU DETIDO EM TENERIFE POR TRÁFICO DE DROGA E CORRUPÇÃO

Entre os detidos contam-se três comandantes da polícia, um dos quais é o antigo diretor do caso Tito Berni.

O empresário e conselheiro internacional Mohamed Jamil Derbah foi detido na manhã de quarta-feira, 30 de abril, em Tenerife, no âmbito de uma operação de combate ao tráfico de droga, branqueamento de capitais, falsificação de documentos e suborno, que levou também à detenção de três agentes da Polícia Nacional.

De acordo com ELDIGITALSUR,Derbah, de origem libanesa, é conselheiro especial do primeiro-ministro da Guiné-Bissau, Rui Duarte de Barros, conselheiro de vários governos africanos, empresário turístico sediado no sul de Tenerife e presidente-gerente do grupo de comunicação soldecanarias.net, um sítio Web que utilizou como um chamado jornal digital para expandir a sua influência nas Ilhas Canárias, depois de presidir ao partido “Fuerza Canaria”, com sede no município de Arona, que concorreu às eleições de 2023.

Foi só em 2024 que Derbah se tornou presidente do partido, lançando mensagens populistas para “garantir salários justos no sector hoteleiro”, sendo um conhecido empresário hoteleiro. Além de mostrar publicamente afeto e aproximação aos residentes de Lomo Negro em Arona, devido à polémica da ordem de demolição das casas. Desta forma, procura um melhor posicionamento para o seu partido face às futuras eleições autárquicas. Uma estratégia que também gere através das suas redes sociais.

 Mohamed Jamil Derbah, que instala um gabinete do Governo da Guiné-Bissau no município de Adeje onde recebeu recentemente a Ministra da Justiça da Guiné-Bissau, Maria Do Céu Silva Monteiro, tem sido também um forte influenciador para posicionar artigos de relevância política em alguns jornais digitais do arquipélago.

 A sua detenção foi executada por agentes da Guardia Civil, depois de uma tentativa de o prender na terça-feira ter sido infrutífera. De acordo com fontes consultadas pelo El Día, ele teria sido declarado procurado e finalmente localizado na manhã de quarta-feira.

Uma das principais acções da operação teve lugar no edifício do Hotel Ponderosa, na Costa Adeje, uma propriedade aparentemente ligada ao grupo empresarial de Derbah.

A história de Mohamed Jamil Derbah segundo o Ministério do Interior

Em 2001, de acordo com o Ministério do Interior, durante este período era um colaborador de confiança do famoso criminoso britânico John Palmer, com quem rompeu relações em 1999 para formar a sua própria organização criminosa, gerando fortes tensões e confrontos entre os dois grupos.

 Após a detenção de Palmer - na altura o criminoso mais procurado do Reino Unido - a rede liderada por Derbah tornou-se, de acordo com relatórios policiais, uma das mais poderosas das Ilhas Canárias, com ligações em Madrid, na Costa del Sol e no estrangeiro.

Sob a capa da legalidade, Derbah fundou uma rede de empresas ligadas ao timeshare, entre as quais a Millenium Club Card, a Privilege Cream Holidays, a Libano Sur e a Colonial Beach Club, utilizadas como fachada para burlar turistas europeus, sobretudo britânicos e alemães.

Muitos dos imóveis oferecidos eram fictícios ou não estavam disponíveis. Foi-lhe também atribuída a utilização de redes de falsificação de cartões de crédito, o branqueamento de capitais, o recrutamento de diretores de bancos e a extorsão de empresários locais através do recurso a “capangas”, caso não aceitassem pagar os alegados “impostos” mafiosos exigidos por Derbah.

Nessa operação policial realizada há alguns anos, após dois anos de investigação, foram detidas 17 pessoas em Tenerife e Madrid, entre as quais vários colaboradores próximos de Derbah. As autoridades apreenderam documentos, bloquearam contas bancárias e desmantelaram parte da rede económica que, segundo as primeiras estimativas, movimentava mais de 2.000 milhões de pesetas por ano. O dinheiro era desviado para paraísos fiscais para escapar ao controlo fiscal e judicial.

A polícia prende em Tenerife o inspetor-chefe que dirigiu o processo contra Tito Berni, entre nove detidos

Voltando aos acontecimentos desta semana, três membros da Polícia Nacional foram detidos na terça-feira (29) no sul de Tenerife, no âmbito da mesma operação contra o tráfico de droga, o branqueamento de capitais, a documentação falsa e a corrupção no país.

A investigação, conduzida pelo Tribunal de Instrução de Arona e declarada secreta, levou até à data à detenção de nove pessoas, incluindo o advogado de Derbah e um motorista alegadamente utilizado pela organização.

Um dos detidos é Francisco Moar, antigo inspetor-chefe da força que dirigiu o caso Tito Berni. De acordo com o jornal La Razón, Moar denunciou há dois meses que foi vítima de “dois anos de assédio no trabalho” depois de ter sido afastado da investigação do caso Mediador. Reformado no final do ano passado, ocupou cargos de responsabilidade na Brigada Provincial de Polícia Judiciária de Santa Cruz de Tenerife. Juntamente com ele, foram detidos dois outros agentes ainda no ativo, também colocados no sul da ilha.

A operação, levada a cabo por agentes da Unidade de Assuntos Internos enviados de Madrid, incluiu várias buscas, uma das quais no Hotel Ponderosa, na Costa Adeje. Neste imóvel, um dos primeiros complexos turísticos construídos na zona nos anos 70 e atualmente remodelado, os agentes arrombaram um apartamento no oitavo andar, depois de terem partido uma janela para aceder ao imóvel, que aparentemente pertence ao meio empresarial de Mohamed Jamil.


Notabanca; 01.05.2025

 MAMADÚ SALIU LAMBA ANTIGO MINISTRO DA AGRICULTURA DIZ ESTAR A SER PERSIGUIDO POLÍTICAMENTE

Sem demora. O antigo ministro da Agricultura Mamadú Saliu Lamba reagiu ontem afirmando que está so b uma perseguição política sobre as vinte e três toneladas de milho híbrido que o Ministério Público encontrou no seu armazém em Bissau e que foram entregues ontem ao Ministério da Agricultura e Desenvolvimento Rural.

O Ministério Público garante que “não estima bandido” e quer saber do empresario Lamba, como o produto parou no seu armazém e porque não foi encaminhado devidamente, para o seu destino. 

JÚLIO MENDONÇA DEFENDE JUSTIÇA RESPONSÁVEL COMO CHAVE PARA FUTURO VIÁVEL NA GUINÉ-BISSAU

A União Nacional dos Trabalhadores da Guiné, liderada por Júlio António Mendonça, afirma que a Guiné-Bissau pode tornar-se um país viável se os magistrados assumirem com responsabilidade o papel que lhes compete na administração da justiça.

A declaração foi feita esta quarta-feira, durante a abertura de um debate promovido pela ala da União Nacional dos Trabalhadores da Guiné sob liderança de Júlio Mendonça, por ocasião das comemorações do 1.º de Maio. O encontro decorreu na Casa dos Direitos, em Bissau, sob o lema "O papel da classe trabalhadora na Guiné-Bissau".

 SINDICATOS CONSIDERAM TRISTE A SITUAÇÃO QUE OS TRABALHADORES GUINEENSES ENFRENTAM NO PAÍS 

 A Confederação Geral dos Sindicatos Independentes da Guiné-Bissau (CGSI-CS) considerou triste a situação que os trabalhadores guineenses vivem, caracterizada pelas sucessivas instabilidades políticas e governativas ao longo dos anos.   

A preocupação foi tornada pública na quarta-feira, 30 de abril de 2025, pelo Secretário da CGSI-CS, Malam Li Baldé, em declarações aos jornalistas, à margem da abertura da jornada de reflexão alusiva à comemoração do Dia Internacional dos Trabalhadores que se assinala amanhã, 01 de maio, organizada pelo governo de iniciativa presidencial sob o lema: união, disciplina e trabalho.

 "A CORAGEM É CONTAGIOSA". KAMALA HARRIS APARECE PARA PEDIR LUTA CONTRA TRUMP

A ex-candidata presidencial Kamala Harris reapareceu com um discurso em que apelou aos norte-americanos que se juntem e lutem contra o Presidente dos EUA Donald Trump, 100 dias depois da tomada de posse.

“Todos sabemos que o Presidente Trump, a sua administração e aliados estão a contar com a noção de que o medo pode ser contagioso, que se puserem medo nalgumas pessoas vão paralisar as outras”, afirmou na quarta-feira à noite a antiga vice-presidente.

MINISTRO DO INTERIOR ORDENA INSTRUÇÃO DE PROCESSOS DISCIPLINARES CONTRA OFICIAIS QUE ABANDONARAM SERVIÇOS

O ministro do Interior e da Ordem Pública, Botche Candé, ordenou esta quarta-feira, 30 de abril, ao Secretário de Estado e da Ordem Pública instruir processos disciplinares contra os oficiais que abandonaram os seus postos de serviço sem nenhuma justificação.

Botche Candé, vestido de uniforme militar, falava durante uma visita efetuada ao comando da Guarda Nacional em Bissau, na qual defendeu ser inadmissível abandonar serviço e estar a receber salários regularmente e todos os direitos, incluindo combustível.

RÚSSIA ACUSA EXÉRCITO UCRANIANO DE MATAR SETE CIVIS NUM MERCADO

A Rússia acusou hoje a Ucrânia de ter matado sete pessoas e ferido mais de 20 na cidade ucraniana de Olechky, controlada pelas tropas russas, num ataque com ‘drones’.

O líder regional nomeado por Moscovo, Vladimir Saldo, disse que o ataque ocorreu de manhã e visou o mercado central.

“Muitas pessoas estavam no mercado no momento do ataque”, declarou Saldo nas redes sociais, citado pela agência de notícias France-Presse (AFP).

A Máquina contra o Humano TESTE DE TURING

Podem as máquinas pensar? O teste criado por Alan Turing em 1950 propõe uma resposta simples: uma máquina pode ser considerada inteligente quando consegue fazer-se passar por humana numa conversa.

Um estudo feito pela Universidade da Califórnia em San Diego revela que “quando solicitado a adotar uma persona humana, o GPT-4.5 foi considerado humano 73% das vezes: significativamente mais frequentemente do que os interrogadores selecionaram o participante humano real”. Segundo a OpenAI, os eu modelo “dá a sensação de estar a falar com uma pessoa atenciosa”. Mas será que este modelo de IA consegue mesmo enganar um humano no famoso teste de Turing — em que uma pessoa, na posição de interrogador, tenta distinguir entre respostas de humanos e máquinas?

Sim, e não foram poucos os que caíram.

ÍNDIA E PAQUISTÃO VOLTAM A TROCAR TIROS EM CAXEMIRA

A Índia e o Paquistão voltaram hoje a trocar tiros em Caxemira, um território disputado que tem estado sob tensão desde um atentado mortal em abril, apesar de os Estados Unidos terem apelado ao desanuviamento.

Nova Deli considera Islamabade responsável pelo ataque de 22 de abril, que matou 26 civis e que nunca foi reivindicado.

Após uma série de sanções diplomáticas, acordos não cumpridos e vistos anulados, os dois países começaram a trocar breves disparos noturnos na Linha de Controlo (LoC), a fronteira ‘de facto’ em Caxemira.