terça-feira, 21 de março de 2023

PRESIDENTE GUINEENSE CONDECORA TEODORA INÁCIA GOMES E FRANCISCA PEREIRA COM MEDALHA AMÍLCAR CABRAL



Presidente da República, Umaro Sissoco Embaló condecorou esta segunda-feira duas antigas combatentes guineenses, Francisca Pereira e Teodora Inácia Gomes com Medalha Amílcar Cabral, a mais alta distinção do Estado.

Ao falar no ato, Umaro Sissoco Embaló disse ter condecorado as duas combatentes em reconhecimento ao trabalho que tenham feito pela pátria de Amílcar Cabral.

Disse que, com as suas idades as condecoradas continuam úteis para dar conselhos e que todos esses conselhos são e serão válidos.

As duas individualidades foram convidadas pelo Chefe de Estado para, cada vez for necessário, se deslocarem a Presidência da República para dar lhe conselhos de interesse do país.

Francisca Pereira agradeceu o gesto e pediu a Deus que dê a paz e tranquilidade ao país para que os guineenses possam viver o que Cabral perspetivou.

Pereira diz ter a esperança de que a Guiné-Bissau vai ter a paz e vai desenvolver-se um dia.

Teodora I. Gomes
Por sua vez, Teodora Inácia Gomes disse que a sua missão de combatente é aconselhar para que todas as coisas possam ir bem, para que as pessoas que deram as suas vidas possam descansar e para que o país tenha a paz.     

               

“Porque, se os corações dos combatentes não estão frios, a terra não vai estar fria”, disse, pedindo que sejam reconhecidas as datas históricas, principalmente, 30 de Janeiro, a data que assinala a morte da combatente Titina Sila, no rio de Farim.

Teodora sustentou que 52% da população guineense são mulheres mas há apenas um dia dedicado às mulheres.

Admite que o Presidente vai reagir favoravelmente às muitas solicitações feitas na carta foi entregue.

Notabanca; 21.03.2023

Sem comentários:

Enviar um comentário