sexta-feira, 18 de dezembro de 2020

 DEPUTADOS APROVAM ORÇAMENTO DA ANP PARA 2021 ESTIMADO EM CINCO MIL MILHÕES E 150 MIL FRANCOS CFA

Os deputados  aprovaram na terça-feira o orçamento da Assembleia Nacional Popular (ANP), estimado em cinco mil milhões e cento e cinquenta mil francos CFA para o ano 2021.

O referido orçamento foi aprovado com 81 votos, e houve dois votos contra e uma abstenção no universo de 83 deputados presentes na plenária.

Para esta quarta-feira prevê-se a apresentação e o início do debate sobre o Orçamento Geral do Estado(OGE) para 2021.

Cipriano Cassamá, presidente do parlamento anunciou na ocasião  a vinda ao país de oito presidentes dos parlamentos  de diferentes países e seus respectivos deputados  em Junho 2021.

Ainda na terça-feira o  líder da Bancada Parlamentar do PRS, Nicolau dos Santos criticou  que em 2012 houve o que considerou de “crime ambiental”, segundo ele, “jamais  visto”, na história da Guiné-Bissau em que as florestas foram invadidas e devastadas descontroladamente.

Sustentou  que as árvores não crescem de um dia para outro, e que  uma das funções da planta é de produzir oxigênio através da fotosíntese que as pessoas respiram  sem fronteiras.

Dos Santos disse que o país é assinante de várias  Convenções que permitem a gestão racional da  floresta, informando que as árvores mais derrubadas é o “Pau de Sangue”.

Segundo o líder da bancada do PRS, cerca de 24 mil e 339  metros cúbicos foram cortadas, e  correspondem a 1500 contentores de 20 pés.

“A Convenção sobre Comércio Internacional de Flora e Fauna, sancionou a Guiné-Bissau e as madeiras cortadas não deviam ser exportadas porque o país está sancionado”, acrescentou.

Nicolau dos Santos revelou que a delegação da Comissão Especializada da ANP para área de ambiente foi para Suíça numa missão conjunta com o Ministro do Ambiente para negociar  a referida sanção imposta ao país, e que  felizmente foi levantada.

Disse que à Comissão Especializada para a área de ambiente  foi incumbida a missão de exportação da madeira, em parceria com uma Comissão técnica  interministerial constituída pelos Ministérios da Agricultura, Finanças, do Interior, Turismo e Artesanato, Transportes e Comunicações,  Direcção Geral de Contribuições e Impostos,  Alfândegas, Guarda Nacional  e Brigada de Proteção do Ambiente  entre outros.

Notabanca; 16.12.2020

Sem comentários:

Enviar um comentário