quinta-feira, 17 de dezembro de 2020

CHINA  PROMETE  BOLSAS DE ESTUDO PARA MESTRADO DE COMUNICAÇÃO SOCIAL GUINEENSE

O embaixador da República Popular da China no país promete accionar mecanismos junto do Governo chinês para a conceção de  bolsas de estudos para mestrados aos quadros técnicos da comunicação social guineenses fluentes em inglês.

Gu Ché falava hoje num encontro com à imprensa disse que o seu país pretende fazer mais investimentos na Guiné-Bissau em outros sectores nomeadamente , agricultura, infraestruturas, educação e  saúde .

Em representação do Instituto Nacional de Estudo e Pesquisa (INEP), Samba Tenen Camará agradeceu ao governo chinês através da sua embaixada na Guiné-Bissau, pelo apoio que tem dado nas áreas de saúde, educação, agricultura e infraestruturas, evidenciados com  a construção do Estádio 24 de Setembro, sede da Assembleia Nacional Popular, edifício dos Antigos Combatentes, Palácio do Governo e da Justiça, hospital Militar Sino Guineense, Escola Nacional de Saúde e outros e ainda  a construção de Auto–estrada que liga Bissau a Safim, em andamento.

Camará destacou que a República Popular da China tem vindo a conceder  bolsas de estudo aos quadros técnicos  guineenses,  em diferentes áreas de formação de curta e longa duração, seminários, além de actividades culturais que tem estado a promover no país.

Disse  que desde 2017 até a data presente a República Popular da China enviou 14 equipas médicas à Guiné-Bissau e que durante a pandemia do COVID-19 o país recebeu diferentes Kits de testes e materiais de protecção para os técnicos de saúde.

Em nome dos jornalistas, Bacar Camará,  da Rádio Difusão Nacional sugeriu que haja mais formações para os quadros técnicos da comunicação social para que a imprensa guineense possa conhecer bem a China.

“O jornalismo é um factor importante na disseminação de informação, para evitar assim “a fake news”, sustentou

Notabanca; 17.12.2020

Sem comentários:

Enviar um comentário