OGE RONDA 253 MIL MILHÕES DE FRANCOS CFA E PM OTIMISTA NA APROVAÇÃO
O primeiro-ministro guineense, Nuno Gomes Nabiam, disse terça-feira estar otimista em relaçã
o à aprovação do Orçamento do Estado para 2021, que prioriza os setores da educação,saúde e infraestruturas."Estou otimista. O problema que se põe é a responsabilidade que temos para que o país possa avançar. Penso que todos os partidos políticos representados no parlamento têm interesse de ver o Governo com um Orçamento aprovado", afirmou Nuno Nabiam aos jornalistas.
O chefe do Governo guineense falava à imprensa após a entrega formal do documento ao presidente da Assembleia Nacional Popular (ANP), Cipriano Cassamá.
"O que apresentamos são factos reais quevão serdiscutidos, vai haver troca de impressões, esclarecimentos, mas penso que o país em geral, os políticos, querem que o Governo tenha um orçamento aprovado. Não tenho dúvidas de que vai ser aprovado", sublinhou Nuno Gomes Nabiam.
Segundo o chefe do Governo, o orçamento apresentado ronda os 253 mil milhões de francos cfa (cerca de 386 milhões de euros).
"Não é aquilo que era a expectativa do Governo em termos de investimento que pretendia fazer em 2021, mas tendo em conta as restrições existentes com os parceiros económicos da Guiné-Bissau foi o máximo que conseguimos", afirmou.
Questionado sobre as
prioridades do Orçamento do Estado, o primeiro-ministro explicou que o país
atravessou "crises cíclicas" e que "há situações graves",
nomeadamente nos setores da saúde, educação e infraestruturas.
"Demos atenção especial àquelas três áreas que consideramos prioritárias", disse.
Nuno Nabiam entregou também ao presidente do parlamento um decreto-lei sobre parcerias público-privadas, que, considerou, é fundamental para o investimento no país.
"Pedimos que fosse agendado para o primeiro ponto", disse, referindo-se ao programa da sessão ordinária do parlamento, que deverá começar em 30 de novembro e terminar em 14 de janeiro, e antes de ser debatido o orçamento de Estado.
Notabanca, 25.11.2020
Sem comentários:
Enviar um comentário