terça-feira, 10 de setembro de 2019

JAAC REALIZA 2ª CONVENÇÃO NACIONAL  SOB LEMA O “NOVOS DESAFIOS, NOVAS RESPONSABILIDADES”
A Juventude Africana Amílcar Cabral (JAAC) vai realizar a 2ª Convenção Nacional de 12 à 13 deste mes, em Bafatá sob o lema “Novos Desafios, Novas Responsabilidades”.
O encontro tem como objectivo promover uma reflexão sobre as estratégias e linhas orientadoras da organização para melhor corresponder às expectativas e os desafios do desenvolvimento da Guiné-Bissau.
Numa conferência de imprensa realizada na segunda-feira, o presidente da Comissão Organizadora do evento, Akssumi Luís Có disse que a convenção vai servir como um espaço onde a JAAC vai debater grandes linhas e estratégias que serão adoptadas para o futuro embate eleitoral.


Có disse que assumir um cargo de governação por um jovem não deve ser apenas uma função dele, deve ser sim um elemento de interacção e de transição entre gerações.



“ O ímpeto juvenil hoje, no que diz respeito a assunção do cargo governativo, tem sido muito forte. Tem que ser um elemento de interacção e transição entre gerações que entendemos que não são jovens mas têm vivido experiências de governação, e eles devem compreender que não podem ficar como único ou seja durante todo o tempo no aparelho governativo”, frisou.



Disse que tem que existir uma transição geracional amigável e apaziguador, acrescentando que a mesma transição vai permitir aos jovens compreender que a governação não pode ser tomada duma só vez por eles, assim como não pode permanecer para sempre nas mãos de pessoas que não são jovens, justificando que deve ser  bem trabalhado a entrega de bastião.



Akssumi explicou  que escolheram essa data e a cidade de Bafatá porque 12 de Setembro é data do nascimento do Pai da nacionalidade guineense e cabo-verdiano e igualmente a data de mais um aniversário da JAAC.



“ Escolhemos cidade de Bafatá como a terra natal do Pai da nacionalidade guineense e cabo-verdiano, Amílcar Cabral para podermos realizar a 2ª Convenção Nacional”, disse.



Segundo Akssumi Có, o evento contará com a presença de convidados do MLSTP de São-Tomé e Príncipe, membros de estrutura da JAAC na diáspora: Portugal, Senegal e Cabo-Verde. 



Os participantes vão debruçar sobre os temas: “A Governação face a transição geracional, o Papel da Juventude face as autarquias locais, Que vantagens da integração sub-regional, O feminismo de Amílcar Cabral, O desemprego jovem e  suas consequências”.

Notabanca; 10.09.2019

Sem comentários:

Enviar um comentário