quarta-feira, 19 de junho de 2019

CEDEAO REÚNE POLÍTICOS EM BISSAU MAS AINDA PERMANECE IMPASSE NA NOMEAÇÃO DO NOVO PM
Tudo ainda mantem-se na mesma tecla. Já que, Presidente da República recusou o nome de Domingos Simões Pereira, líder do PAIGC para chefiar o novo Governo.
A missão da CEDEAO se encontra em Bissau para acompanhamento da situação política prevalecente, terminou encontro com os partidos da Maioria Parlamentar, MADEM G-15 e PRS. Mas sem uma posição clara sobre a crise.
As partes guineenses continuam a defender as mesmas posições.
O líder do PAIGC, reafirmou a posição da Maioria Parlamentar em negociar, mas segundo defende, dentro da lei e da Constituição da República. Daí que espera reação justa da CEDEAO.
"Nós esperamos que as instâncias sub-regionais sejam muito claras, muito firmes no seu pronunciamento, ou permita que seja o Estado guineense, no uso das suas competências enquanto Estado soberano, possa fazer face a estes desafios, que são de responsabilidade dos órgãos de soberania (PR, ANP, Governo e outros).
Estamos dispostos a dialogar, a encontrar soluções negociadas, mas dentro da lei e da Constituição da República".
Notabanca sabe que o PAIGC reuniu-se hoje a Comissão Permanente e amanhã, o Bureau Político para posicionar-se sobre a decisão do Presidente Mário Vaz em recusar o nome do seu líder.
No essencial, a missão da CEDEAO exprimiu a sua insatisfação pelo facto de não estar a registar progressos em relação à última missão. Salientando que, a organização sub-regional reúne-se a 29 deste, a Cimeira de Chefes de Estados e de Governos, na qual, poderá sair uma orientação para a crise política da Guiné-Bissau.
Notabanca; 19.06.19

2 comentários:

  1. Dois partidos políticos - MADEM-G15 e o PRS não devem nem podem sobrepor-se a vontade da maioria. Vai ou racha! Não será admitido pela segunda vez consecutiva que o
    PAIGC seja impedido de governar. Ou morremos todos ou vivemos todos em paz, como dizia o saudoso DR. Kumba Iala.

    ResponderEliminar
  2. Nós queremos que o presidente da república respeitasse a vontade do povo da Guiné Bissau pelo menos uma vez na vida, jomav por favor tente escapar da aquele acordo diabólico ( findi cola)
    com o Braima camara, bandido internacional sissoco e outros cartéis. Jomav burro suma porta.

    ResponderEliminar