quinta-feira, 21 de fevereiro de 2019

POLÍTICOS SATISFEITOS COM RESULTADO DA AUDITORIA SOBRE RECENSEAMENTO ELEITORAL 
Os Partidos Políticos concorrentes às eleições legislativas previstas para 10 de Marco se congratularam hoje com os resultados da auditoria sobre o recenseamento eleitoral apresentados por peritos da CEDEAO, no âmbito de uma audiência com o Presidente José Mário Vaz.
A saída do encontro, o coordenador do Movimento para Alternância Democrático (MADEM-G15), Braima Camará disse à imprensa que o seu Movimento concorda com os resultados do inquérito sobre o processo de recenseamento eleitoral apresentado pela CEDEAO, por terem sido inscritos 761.000 eleitores para a votação do dia 10 de Marco.
Camará apelou ao Ministério de Interior para garantir a segurança para que tudo corra bem, e à Comissão Nacional de Eleição (CNE), para assumir as suas responsabilidades de ter as urnas ao tempo, nas localidades em que o processo de votação irá decorrer.
Por seu turno, um Porta-voz do PRS, Jorge Malú, agradeceu os trabalhos feitos pelo Gabinete Técnico de Apoio ao Processo Eleitoral (GETAPE) e reconheceu que, apesar de algumas imperfeições, as lacunas registadas não são graves ao ponto de pôr em causa o processo.

Segundo o Presidente do Movimento Nacional da Sociedade Civil, Fodé Caramba Sanhá, alguns nomes de eleitores recenseados não constam no caderno eleitoral que ainda hoje será entregue à CNE.

E para se evitar que cidadãos inscritos não pudessem votar, Carambá Sanhá recomenda que os agentes da mesa tenham, no dia de eleição, para além do Caderno Eleitoral, as fichas de todos os recenseados, para que possam exercer os seus direitos cívicos.

Na opinião do Comissário Político para Assuntos da Paz e Segurança da CEDEAO, Francis Behanzin, tudo terá corrido bem, razão pela qual este responsável declarou o fim ao processo de recenseamento feito pela GTAPE.

“Para a melhor transparência do nosso trabalho, convocamos este encontro com o Presidente da República, José Mário Vaz, partidos políticos e a Sociedade Civil, para apresentar os resultados da auditoria do processo”, disse o Comissário Político da CEDEAO que anunciou que, no próximo domingo, a  CEDEAO vai entregar à CNE os lotes de materiais adquiridos  para a realização da votação no dia 10 de Março.

Um total de 21 partidos concorrem 102 lugares no parlamento no próximo dia 10 de março.
Notabanca; 21.02.2019

Sem comentários:

Enviar um comentário