quinta-feira, 17 de janeiro de 2019

CAMPANHA DE RECOLHA DE SANGUE NA GUINÉ-BISSAU
O Instituto Marquês de Valle Flor anunciou hoje que vai organizar uma campanha de recolha de sangue entre sábado e 31 de janeiro na Guiné-Bissau para ajudar a diminuir a mortalidade materna e infantil no país. 
A campanha, que tem o apoio do Ministério da Saúde, vai ser feita em todo o território guineense, incluindo Bubaque, Gabu, Bafatá, Catió, Buba, Bissau, Bolama, Canchungo, São Domingos, Farim e Mansoa, refere a organização, em comunicado à imprensa. 
"Num país com uma das taxas mais altas de mortes maternas do mundo e em que quase metade da mortalidade materna ocorre devido a hemorragia pós-parto, esta campanha tem como objetivo sensibilizar a população guineense para a importância da dádiva de sangue", salienta a organização não-governamental portuguesa. 
Na campanha, organizada no âmbito do Programa Integrado para a Redução da Mortalidade Materna e Infantil (PIMI) participam personalidades de destaque da sociedade guineense, como o selecionador nacional de futebol Baciro Candé e os artistas MC Mário e Sambalá Kanuté. 
O programa teve início em 2013 e pretende diminuir a mortalidade das crianças menores de cinco anos e das mulheres grávidas, com consultas, atos médicos e medicamentos gratuitos. 
Em outubro de 2017, a União Europeia anunciou a continuação do apoio ao programa com um financiamento de cerca de 22 milhões de euros (88% financiado pela UE e os restantes 12% por parceiros associados e cooperação portuguesa). 
O programa, implementado pela Entraide Médicale Internationale, Instituto Marquês Valle Flor e o Fundo da ONU para a Infância, beneficia diretamente cerca de 200 mil crianças menores de cinco anos, 300 mil mulheres e 70 mil grávidas e engloba 11 regiões sanitárias do país. 
Notabanca; 17.01.2019

Sem comentários:

Enviar um comentário