sexta-feira, 14 de setembro de 2018

DUAS MULHERES GRÁVIDAS MORTAS DEVIDO A MÁ CONDIÇÃO DE ESTRADA DO SUL DA GUINÉ-BISSAU 
As mulheres e crianças continuam a ser vitimas mortais na Guiné-Bissau.
Má condição da estrada que liga Tite e Fulacunda, ambos sectores de região de Quinara, Sul do país, já provocou a perda de vida de duas mulheres grávidas entre os dias 10 e 11 de setembro.
Informação avançada a Radio Sol Mansi pelo correspondente local Sadjo Fernandes, dá conta que as dificuldades são imensas e os transportes públicos têm dificuldades em atravessar algumas localidades totalmente degradadas. 
Entrevistado pelo repórter, a sogra que acompanhava a sua nora para hospital de sector de Titi, explica que, “depois de termos percorrido alguns quilómetros a pé, a minha nora estava cansada e diz que precisava repousar. De repente surgiu um jovem na motorizada que nos socorreu até Nova Cintra (aldeia entre Tite e Fulacunda) e quando lá chegamos, apareceu o carro de hospital de Buba. O motorista nos levou, mas antes de chegarmos a outra aldeia (Cinema) a grávida estava vomitando”.
Apesar da vontade do motorista, segundo a sogra, a viatura não podia continuar o percurso devido a péssima condição da estrada. “ Eu fui para aldeia pedir socorro. Daí nos deram uma carrinha de mão para podermos atravessar a estrada esburacada que o carro não podia atravessar e quando atravessamos este espaço pedimos socorro do hospital de Titi. Ao chegar a viatura do hospital, ela não conseguiu resistir, acabando por falecer nas minhas mãos”, explica a sogra da malograda.

Na segunda-feira também se registou mesma situação de uma grávida que estava a dar luz mais não conseguiu sobreviver por não ter conseguido chegar ao hospital a tempo devido falta de transporte tendo em conta a péssima condição da mesma estrada.

Entretanto apesar da iniciativa local da população que decidiram fazer trabalho voluntario para melhorar alguns buracos da estrada daquela estrada, a situação contínua péssima devido as limitações de matérias para este trabalho.


Perante a situação, o administrador local Braima Djassi, apela uma intervenção da autoridade competente no sentido de minimizar o sofrimento da população da zona.

Entretanto, no sector de São Domingos, a estrada que liga secção de Suzana à Varela também se encontra na situação de difícil acesso nesta época da chuva. Os populares da zona estão a reclamar a péssima condição da estrada e alguns ameaçam não votar nas próximas eleição legislativa de 18 de Novembro.

Notabanca soube ainda que, nas tabancas circunvizinhas do setor de Bissorã, a situação é mesma.

Para quando a Guiné-Bissau?

Notabanca; 14.09.2018

Sem comentários:

Enviar um comentário