
Dois oficiais generais do ex-presidente gambiano,
Yahya Jammeh, que o acompanharam ao seu exílio na Guiné Equatorial, regressados
recentemente ao país, foram detidos nesta terça-feira, pelo exército, soube a
AFP, de fontes concordantes.Os generais Ansumana Tamba, antigo comandante da guarda presidencial, e Umpa Mendy, ex-responsável da protecção de Yahya Jammeh, "encontram-se actualmente detidos na caserna de Yundum, próximo do aeroporto internacional de Banjul, indicou uma fonte militar.
Os mesmos, foram detidos domingo, logo após o seu regresso da Guiné Equatorial, declarou segunda-feira, o chefe do estado-maior, o general Masanneh Kinteh, sem no entanto, precisar as razões desse retorno ao país.
De acordo com angop, cada um deles foi detido em sua casa, acrescentou o general Kinteh, sem explicar como conseguiram sair do aeroporto sem serem importunados.
Um ano após o derrube de Yahya Jammeh, a estabilidade na Gâmbia continua ameaçada, nomeadamente pelos desertores do exército gambiano, indicou à semana passada, o comandante da força da Cedeao, o coronel senegalês Magatte Ndiaye.
Interrogado à semana passada, pela rádio francesa RFI e a televisão France24, sobre a possibilidade de uma extradição de Yahya Jammeh, o presidente equato-guineense Teodoro Obiang Nguema, respondeu que examinaria um tal pedido caso lhe fosse feito.
"Perseguir uma pessoa que tomou a decisão de
abandonar o poder seria talvez uma injusta concepção política", afirmou
Nguema.
Notabanca; 24.012018
Sem comentários:
Enviar um comentário