BARCO COM MAIS DE TRÊS TONELADAS DE DROGA VINDO DE PORTO DE BISSAU APREENDIDO NA ESPANHA
Um navio de carga, proveniente do porto de Bissau, foi apreendido na ilha espanhola de Canárias com mais de três toneladas de cocaína.A informação foi confirmada à Lusa por fonte da Polícia Judiciária guineense, que explicou que a organização colaborou com diversas agências internacionais de combate ao narcotráfico para o "sucesso" desta operação realizada no passado dia 04.
"A PJ deu todo o apoio necessário para o sucesso da operação", afirmou a fonte, que prometeu "mais pormenores" conforme as informações sejam disponibilizadas pelas agências internacionais.
Na sua página na internet, o Centro de Análise e Operações Marítimas - Narcóticos, com sede em Lisboa, informa que a apreensão deu-se num navio, de bandeira da Tanzânia, carregado com 3.281 quilogramas de cocaína. As 10 pessoas que se encontravam a bordo do navio foram detidas e apresentadas à justiça espanhola.
TURQUIA
RESPONDE À APREENSÃO DE 4 TONELADAS DE COCAÍNA EM NAVIO PERTO DAS ILHAS
CANÁRIAS
O navio seguiu uma rota complexa e “navios fantasmas” foram envolvidos para
evitar a detecção, disse o Ministério do Interior.
O Ministério do Interior emitiu uma declaração sobre a apreensão de quatro
toneladas de cocaína a bordo do navio RAS, de bandeira da Tanzânia, que foi
interceptado nas Ilhas Canárias por autoridades espanholas e francesas em 4 de
outubro. A operação resultou na prisão de 10 indivíduos, incluindo sete
cidadãos turcos, dois azerbaijanos e um cidadão holandês.
Em uma publicação nas redes sociais, o ministério confirmou que o carregamento
de drogas havia sido transferido para o RAS enquanto estava no Oceano
Atlântico. De acordo com a declaração, a cocaína era originária da América do
Sul e foi carregada no RAS por "navios fantasmas", que são
embarcações que operam sem sinais AIS para evitar a detecção, perto da Guiné ou
da Mauritânia. As drogas eram então destinadas à distribuição na Europa.
Rota do navio
O RAS partiu de Zeytinburnu, Istambul, em 28 de julho, após estar sob
observação desde 19 de julho, de acordo com o ministério. Os movimentos
do navio foram monitorados de perto como parte da cooperação contínua entre o
Departamento Antidrogas da Turquia e a Polícia de Narcóticos da Espanha.
O navio seguiu uma rota complexa, fazendo uma breve parada em Casablanca,
Marrocos, em 9 e 10 de agosto, antes de continuar em direção a Serra Leoa. Ele
ancorou em Freetown de 21 de agosto a 11 de setembro, antes de seguir para o
norte, para as águas entre Guiné e Guiné-Bissau, onde aguardou a liberação do
porto de 13 a 20 de setembro. O navio então passou 21 horas no porto de Bissau
em 21 de setembro antes de continuar sua jornada.
Depois de deixar Bissau, o próximo destino listado do navio foi Alexandria,
Egito, com uma data de chegada estimada para 15 de outubro. No entanto, entre
23 e 29 de setembro, o navio fez manobras suspeitas, incluindo reduzir
significativamente a velocidade nas costas da Guiné-Bissau e da
Mauritânia. Foi finalmente interceptado em 4 de outubro por autoridades
espanholas e francesas a nordeste das Ilhas Canárias, onde as drogas foram
confiscadas.
O ministério enfatizou sua colaboração contínua com a aplicação da lei
internacional para combater o tráfico de drogas.
Notabanca; 11.10.2024
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