segunda-feira, 9 de setembro de 2024

MINISTÉRIO PÚBLICO ACUSA LÍDER DO PAIGC DE DEZ CRIMES E PODERÁ SER CAPTURADO JULGADO E CONDENADO A PRISÃO

Domingos Simões Pereira, líder do PAIGC corre risco de não poder candidatar-se nas próximas eleições. Tudo porque, o Ministério Público deduziu recentemente, acusação definitiva contra o Presidente da Assembleia Nacional Popular, igualmente, presidente dos libertadores sobre uma operação de financiamento e resgate aos bancos comerciais para a liquidação do empréstimo aos empresários em 2015.

O montante em causa é de, 35.227.274.993 francos cfa (Trinta e cinco bilhões, duzentos e vinte sete milhões, duzentos setenta e quatro mil, novecentos noventa e três francos cfa). Operação ocorrida junto dos bancos BAO e BDU, durante a vigência do Governo chefiado na altura, por Domingos Simões Pereira, líder do PAIGC.

O Ministério Público disse ter detalhes com provas documentais entregues ao Supremo Tribunal de Justiça para o julgamento de DSP, mas sublinhou que, conforme o ordenamento jurídico guineense, o presidente do Parlamento guineense só pode ser julgado pela plenária do Supremo Tribunal de Justiça.

Conforme fonte fidedigna de Notabanca, Domingos Simões Pereira está na mira desta instância de justiça e poderá ser detido assim que regressar ao país.

Sublinhar que, o líder do PAIGC, DSP é acusado pelo Ministério Público, de dez crimes. Dos quais, dois de administração danosa, dois de abuso de poder, um de violação de regras de execução orçamental e cinco crimes de peculato.

 A ver vamos!

Notabanca; 09.09.2024

3 comentários:

  1. Em vez de se preocuparem com a recente apreensão das Drogas, ficam atrás de DSP/Presidente do PAIGC...

    ResponderEliminar
  2. Honestamente a Instituição Judicial do País #MinistérioPúblico é uma grantesca vergonha no que tange a cumprir agenda político do Sissoco de instrumentalizar órgãos da soberania e usa-los contra seus oponentes políticos, é uma vergonha SER GUINEENSE baseada nas circunstâncias atuais.

    ResponderEliminar