sexta-feira, 8 de dezembro de 2023

MINISTÉRIO PÚBLICO DESMENTE TER ORDENADO DETENÇÃO E AUDIÇÃO DO LÍDER DO PAIGC DOMINGOS SIMÕES PEREIRA

Não passa de fake news. (Mentira), a notícia posta a circular, segunda a qual, o Ministério Público teria notificado o Presidente da Assembleia Nacional Popular, Domingos Simões Pereira, para ser ouvido hoje, sexta-feira. 08 de dezembro de 2023, em Bissau.

A fonte de Notabanca junto da Procuradoria Geral da República que refutou tal informação, avançou que até ao momento não há nenhum mandado de notificação daquela instituição judiciária à presidente do PAIGC, também líder da Coligação PAI-Terra  Ranka e Presidente do Parlamento guineense, relativamente, à qualquer processo.

A nossa fonte disse ainda que, em caso de necessidade de notificar, Domingos Simões Pereira, na qualidade do Presidente da Assembleia Nacional Popular, segundo a lei, teria que ser notificado pela Câmara Criminal do Supremo Tribunal de Justiça, através de um requerimento do Ministério Público, o que não aconteceu, até ao momento.

Notabanca sabe ainda da mesma fonte que, a Comissão de Inquérito do Ministério Público já ouviu alguns proprietários e gerentes das empresas supostamente beneficiários do pagamento dos seis biliões de francos cfa, pelo banco BAO. Contudo, a nossa confidente garante que continuam as audições de pessoas e entidades envolvidas na operação para ulteriores termos processuais.

Embora, de acordo com a mesma, o Ministério Público lamenta e diz está a ter dificuldades em notificar algumas das empresas suspeitas, por estas, “não existirem na prática”, ou seja, não há registos da sua construção e nem da formalização junto da entidade competente. Entretanto, na última quarta-feira, houve debates instrutórios com vista a decretar ou não as prisões preventivas do Ministro das Finanças e do Secretário de Estado do Tesouro, requeridos pelo Ministério Público no dia 04 de dezembro, corrente.

A fonte remata que, as prisões preventivas ainda não foram decretadas pelo Juiz de Instrução Criminal aos dois governantes.

Assim mesmo vai o país

Notabanca; 08.12.2023.

Sem comentários:

Enviar um comentário