GOVERNO PAGA DÍVIDA DE KARPOWER NO VALOR DE 6,6 MILHÕES DE DÓLARES E BISSAU VOLTA A TER LUZ E ÁGUA
O ministro da Energia, Issuf Baldé anunciou hoje, em conferência de imprensa, o pagamento de 6,6 milhões de dólares a empresa turca Karpower, que suspendeu desde terça-feira o fornecimento de energia a cidade de Bissau e arredores, por falta de pagamento.
Issuf Baldé, que diz acreditar no restabelecimento do fornecimentos de energia elétrica ainda esta quarta-feira, lamentou, na ocasião, o facto de o país ter ficado quase dois dias sem luz e água, por causa de uma dívida contraída pelo anterior governo de iniciativa presidencial liderado por Nuno Gomes Nabian.
“Governo é continuidade, estamos conscientes de que temos a obrigação de resolver está situação. Diligências estão sendo feitas junto dos bancos para o efeito. Estamos muito avançado, provavelmente, se tudo correr como pensamos, somos capazes de chegar a um entendimento com a empresa fornecedora, porque já fizemos algumas transferências bancárias”, informou o ministro da Energia.
Segundo Baldé a Karpower exige o pagamento de 10 milhões de dólares, e diz que a operação para o pagamento do montante exigido está ser feita, e que a pouco e pouco vai ser concretizado, visto que de momento, mais de seis milhões de dólares já teriam sido transferidos.
Instado a precisar para quando será restabelecido o fornecimento da luz elétrica disse que a empresa condicionou a produção e o fornecimento com a apresentação de um plano de pagamento do remanescente que deve ser apresentado hoje.
Interrogado sobre a quantidade de energia que cidade de Bissau necessita, o ministro disse que varia entre 20 a 24 megawats, e que a EAGB paga cerca de três milhões de Delores por mês.
Sobre o plano de médio prazo para resolver a questão da luz elétrica, Issuf Baldé indicou o projeto de OMVG, que diz alinhar com o Programa de quatro anos do Governo, que visa resulver, paulatinamente, a questão de energia ao nível do país.
Em relação a Bissau, revelou que existe um projeto para instalação de uma central elétrica de 15 megawats.
“O período de interconexão da corrente elétrica da Baragem de Kaleta deve terminar em Novembro, seguido de teste e depois de injeção na linha para os consumidores, porque já assinamos o contrato de fornecimento de energia elétrica no âmbito da OMVG”, revelou.
Em relação a quantidade de megawats que consta no contrato de fornecimento assinado, em, 2018, com empresa turca Karpower, o ministro da Energia lembrou que o contrato inicial foi de 17 megawats e que deveria aumentar conforme necessidades do país, mas tendo em conta o custo que o governo estaria em condições de suportar.
“Mas antes do término desse contrato surgiu uma adenda, que diz ser “danoso” e extremamente caro, porque EAGB não pode suportá-lo”, afirmou.
Acrescentou que nessa adenda o fornecimento subiu para 30 megawats e que até Dezembro passaria para 40 megawats e até 2030 para 70 megawats.
Issuf Baldé diz que o país não precisa e nem tem disponibilidade financeira para pagar essas quantidades de energias adicionadas na adenda,pelo anterior Governo.
Interrogado sobre as declarações do ministro das finanças, segundo as quais o governo vai renegociar o contrato de fornecimento de energia com a empresa Karpower, o ministro da Energia disse que sim, porque “não há condições para cumprir o atual”.
Notabanca; 18.10.2023
Sem comentários:
Enviar um comentário