BISSAU SEM LUZ E ÁGUA POR ATRASO DE PAGAMENTO DE 15 MILHÕES DE DÓLARES
A cidade de Bissau e arredores, estão sem energia elétrica e água, desde às 00h30, desta terça-feira (17), devido ao corte de fornecimento por parte da empresa Karpouwer, proprietário do barco flutuante que abastece a cidade e arredores.A empresa de Eletricidade e Águas da Guiné-Bissau (EAGB) acaba de dar conta do que se passa através de um comunicado distribuído à imprensa, segundo o qual a empresa Karpouwer decidiu suspender o fornecimento da luz em reivindicação do pagamento de dívidas em atraso por parte do Governo, num montante não revelado.
Segundo o comunicado, o Governo e a empresa Karpouwer, já estão a negociar a forma a encontrar um consenso para ultrapassar a situação.
“Não obstante estar em curso um avultado pagamento, do qual a Karpauwer esta informada, não tiveram a disponibilidade para aguardar a conclusão do processo”, revela o comunicado que acrescenta que o contrato de fornecimento de energia à Guiné-Bissau é “danoso, por ser excessivo, desequilibrado e demasiado oneroso”.
A EAGB justifica o atraso de pagamento com insuficiência de receitas por atraso de pagamento de muitos clientes ou por situação de fraude não detectado e que agravam as dificuldades da tesouraria.
Conforme o ministro das finanças, está em causa cerca de 15 milhões de dólares em divida contraída pelo anterior Governo de Nuno Gomes Nabian.
Notabanca, 18,10.2023
Sem comentários:
Enviar um comentário