22 ANOS EM QUE DOIS AVIÕES COLIDIAM CONTRA AS TORRES GÉMEAS, EM NOVA IORQUE.
Há mais de duas décadas acontecia o pior ataque da história da América. As cerimónias de homenagem às vítimas decorrem desde o Ground Zero ao AlascaUm dia para jamais esquecer. É desta forma que os norte-americanos olham para 22.º aniversário daquela que é a data mais terrível da história do país e que marcou um pouco por toda a parte.
Há precisamente 22 anos o mundo assistia em choque ao momento em que dois aviões colidiam contra as Torres Gémeas, em Nova Iorque.
Aquilo que inicialmente se pensava tratar de um acidente aéreo, rapidamente tornou-se evidente de que se tratava de um ataque terrorista, orquestrado por Bin Laden e a Al-Qaeda. Nesse mesmo dia, e no âmbito do mesmo plano de ataque, também o Pentágono, em Washington, foi atacado. Mais de três mil pessoas morreram e há quem ainda hoje sofra com os efeitos colaterais da tragédia.
Esta segunda-feira, várias são as pessoas que têm prestado homenagem às vítimas, reunindo-se junto a quartéis de bombeiros e câmaras municipais. As cerimónias vão decorrer um pouco por todo o país desde o World Trade Centre, passando pelo Pentágono, e chegando ao Alasca, onde Joe Biden deverá protagonizar um discurso.
As comemorações, um pouco por todo o país, escreve a NBC, pretendem ser um lembrete de que o impacto do 11 de setembro foi sentido em todos os cantos da nação.
A imprensa norte-americana refere que num momento em que esta data começa a tornar-se história - passado - é cada vez mais importante mantê-la atual, relembrando a todos aquele fatídico dia, para que jamais seja esquecida.
Notabanca; 12.09.2023
Sem comentários:
Enviar um comentário