PRESIDENTE DA ANP PEDE DEPUTADOS PARA ENCONTRAREM RESPOSTAS SOBRE ISOLAMENTO DOS POPULARES DE BOÉ
O Presidente da Assembleia Nacional Popular (ANP)Domingos Simões Pereira convidou aos deputados da nação a trabalharem juntos por forma a encontrar respostas ao isolamento que os populares do sector de Boé enfrentam.De acordo com a Rádio Sol Mansi, Domingos Simões Pereira ao falar na abertura da primeira Sessão Extraordinária da XIª Legislatura iniciada esta terça-feira, acrescentou que o isolamento se deve ao estado das infraestruturas rodoviárias que ligam aquela localidade à cidade de Gabú, sobretudo devido a falta de jangada que possibilita a travessia do rio Tchetche, e que está afundada há mais de um ano.
Disse ainda que, enquanto deputados da nação, têm a obrigação de tomar em conta esta realidade e de trabalhar em conjunto no sentido de encontrar a resposta para estas restrições.
“Os populares de Boé, palco da proclamação da independência, que testemunharam datas importantes do país, deveriam ser também testemunhos de todos os avanços que o país tem registado”, frisou.
As histórias bonitas, segundo Pereira, que deveriam ser contadas na Guiné-Bissau teriam a razão de serem começadas em Boé, porque, de facto, tudo o que hoje se está a proclamar teve início em Boé, região de Gabu, leste da Guiné-Bissau.
“Populares de Boé, que testemunharam atos importantes continuam a viver num grande isolamento, um isolamento que a nossa consciência não devia aceitar, um isolamento que a nossa a memória devia nos confrontar, onde todos nós, enquanto parte da nação, devíamos reconhecer que as pessoas que testemunharam a epopeia da libertação, dia 23 e que antecedeu o dia 24 de Setembro, deveriam ser também testemunho de todos os avanços que está a ser registado no país”, recordou.
A primeira sessão extraordinária da ANP prevê a eleição dos membros do Conselho de Administração da ANP, reativação da Comissão Organizadora da Conferência Nacional Caminhos para a Consolidação da Paz e Desenvolvimento, reativação da Comissão Eventual para a Revisão Constitucional.
No que diz respeito aos pontos em debate e que foram aprovados por unanimidade, aquele responsável recorda os deputados e líderes das bancadas parlamentares, de que o Conselho de Administração criado deve ser uma pedra basilar para as reformas institucionais necessárias na ANP.
O Conselho de Administração da ANP para esta legislatura foi eleito terça-feira, por unanimidade e liderado pelo antigo primeiro-ministro, Rui Duarte Barros, coajuvado pelos deputados José Miguel Dias, Paula Costa Pereira, Umaro Conté, Dundu Sambú ambos da Coligação PAI- Terra Ranka, Herculano João Pereira Encada do PRS, Adulai Baldé, Cipriano Mendes Pereira e Saliu Embaló do MADEM-G15.
Notabanca, 10.08.2023
Sem comentários:
Enviar um comentário