FRANÇA AINDA TEM DÚVIDAS SOBRE
MORTE DE PRIGOZHIN LÍDER DO GRUPO WAGNER
Olivier Veran insistiu que não são conhecidas as condições em que ocorreu o acidente, no qual terá morrido o líder dos mercenários ligado ao poder russo, afirmando existirem "dúvidas razoáveis" sobre o que aconteceu.
"Não conhecemos as circunstâncias deste acidente. Temos dúvidas razoáveis", afirmou Veran ao canal France 2.
Veran acrescentou que "Prigozhin deixou para trás cemitérios e uma desordem terrível numa boa parte do globo. Era o homem dos trabalhos sujos de Putin e a sua atividade é "indissociável" da política do presidente russo.
De recordar, que segundo a Rússia, Yevgeni Prigozhin estaria na lista de passageiros de um avião do grupo Wagner que caiu na quarta-feira, durante um voo entre Moscovo e São Petersburgo, e que levou à morte de todas as dez pessoas a bordo.
As versões contraditórias sobre a morte de Prigozhin
Outros canais no Telegram, estes mais próximos do Kremlin como o Readovka, alertam para a possibilidade de que Prigozhin pudesse seguir a bordo de um segundo avião. Esse avião mudou de direção depois da queda da outra aeronave e já aterrou, entretanto, em Moscovo.
Há ainda quem culpe a Ucrânia pelo incidente, como é o caso do blogger Markov conhecido por ser do chamado “partido da guerra", mais a favor da invasão na Ucrânia.
"Definitivamente foi a Ucrânia que matou Prigozhin. Para Putin, Prigogine já não é um problema. Para Shoigu, Prigozhin não é mais um problema. Os chefões não se vingam porque têm muitos problemas reais e inimigos reais. Este é um ataque terrorista no Dia da Independência da Ucrânia", refere numa publicação.
Acrescenta ainda: "Todos. A TV Rússia 24 informou que Yevgeny Prigozhin estava morto. Plena alegria no bunker de Zelensky em Kiev, em Washington e Londres e Paris e Varsóvia. Infelizmente".
Além disso, há ainda mais informação a circular não confirmada, de que abordo seguia também Dmitry Utkin, um dos mais importantes responsáveis do grupo Wagner, informação, entretanto também relatada pelo comentador da SIC José Milhazes em direto, que citou o canal ultrapartriota russo Tsargrad. Esse dado foi inicialmente avançado pelo canal de Telegram VChK-OGPU.
"Os corpos de Prigozhin e Utkin já foram descobertos e identificados", disse o canal.
Notabanca; 24.08.2023

Sem comentários:
Enviar um comentário