OMS DECLARA FIM DA PANDEMIA DA COVID-19
A Organização Mundial da Saúde levantou esta sexta-feira, 5 de Maio, o nível máximo de alerta sobre a pandemia de Covid-19, sublinhando que a doença está agora sob controle.O director-geral da Organização Mundial de Saúde, Tedros Adhanom Ghebreyesus, anunciou hoje que a OMS levantou o nível máximo de alerta sobre a pandemia de Covid-19, sublinhando que a doença está agora sob controle.
"É com muita esperança que declaro que a Covid-19 já não é uma emergência sanitária internacional", referiu.
Essa classificação estava em vigor desde 11 de Março de 2020.
Na Guiné-Bissau os primeiros casos da doença surgiram em Março de 2020, e o vírus foi responsável pela morte de 176 pessoas entre os 9.350 infetados até 15 de Julho de 2022.
No entanto Tedros disse que isso não significa que a doença tenha deixado de ser uma ameaça para a saúde a nivel global. “É tempo dos países fazerem a transição do modo de emergência”, referiu pedindo que, a partir de agora, a doença não seja desvalorizada, porque continua a ser um risco real, ou seja que se começe a gerir a Covid-19 juntamente com outras doenças infeciosas.
Tedros Adhanom Ghebreyesus disse ainda que a pandemia causou "pelo menos 20 milhões" de mortos, quase três vezes mais do que o balanço oficial da organização.
Notabanca; 0605.2023
Sem comentários:
Enviar um comentário