sábado, 6 de maio de 2023

ADVOGADOS INSTAM A PJ A INSTAURAR UMA AÇÃO CRIMINAL DE “INVASÃO” E “VIOLÊNCIA”

A Ordem dos Advogados da Guiné-Bissau (OAGB) instou a Polícia judiciária e o Ministério Público a instaurar, de imediato, um componente procedimento criminal de “invasão” e “violência” perpetrada na casa e no carro do advogado, analista político e dirigente do partido da Renovação Social, Fransual Dias.

O ataque ocorrido na madrugada desta sexta-feira, 5 de maio de 2023, terá sido perpetrado por homens armados com disparos de armas de fogo várias, segundo a denúncia da vítima.  

A exigência de Ordem dos Advogados foi tornada pública através de uma nota de imprensa a que O Democrata teve acesso, na qual pediu que sejam apurados os responsáveis e as respetivas responsabilidades criminais.

A Ordem frisou que o acontecimento constitui “um marco negativo” e “cobarde” arremetida contra a sua profissão e o atentado ao estado de direito.

Defendeu que disse não pode compactuar-se com a conduta de violência, “sobretudo perpetrada contra colega advogado”, para de seguida condenar com “veemência” o ataque contra o património e ameaça dirigida a Fransual Dias.

A Ordem dos Advogados disse ter instruído a Comissão Nacional dos Direitos Humanos da organização para prestar todo auxílio necessário ao colega, acompanhar e prestar-lhe todo o apoio jurídico e judiciário em nome da Ordem dos Advogados da Guiné-Bissau.

Notabanca; 06.05.2023

Sem comentários:

Enviar um comentário