quarta-feira, 28 de setembro de 2022

GOVERNO LANÇA FUNDO DE PROMOÇÃO DE DESENVOLVIMENTO ECONÓMICO “NÔ KUMPO TERRA”

O Governo guineense procedeu hoje ao lançamento do Fundo de Promoção e Desenvolvimento Económico (FPDE), denominado “Nô Kumpu Terra”, em parceria com a Comunidade Económica dos Estados da África Ocidental (CEDEAO).

Discursando no ato, o ministro da Economia, Plano e Integração Regional disse tratar-se de uma iniciativa da CEDEAO, abraçada pelo Governo, através do pelouro que dirige e que visa entre outros objetivos, combater a pobreza e reforçar o empreendedorismo no país.

José Carlos Varela Casimiro disse que a ideia da criação da FPDE, inicialmente apelidado de Fundo Social, foi apresentado ao Governo pela CEDEAO, em 2018, e após algumas reflexões técnicas internas sobre a sua pertinência e oportunidade, o executivo concordou com a sua criação.

“Esta decisão do Governo decorre de um diagnóstico profundo realizado da situação económica e social do nosso país e consequentemente da imperiosa necessidade de criar condições\ necessárias para assegurar a melhoria dos indicadores económicos e socais nacionais”, salientou.

Para oficialização dessa iniciativa, prosseguiu José Casimiro Varela, o Governo da Guiné-Bissau aprovou em março de 2022, o Decreto-Lei número 12/2021, que cria oficialmente o Fundo de Promoção e Desenvolvimento Económico, iniciando assim as suas atividades a partir desse momento.

“O Fundo, que ora procedemos ao seu lançamento, enquadra-se na visão estratégica do Governo e nas prioridades definidas no Plano Nacional de Desenvolvimento (2021-23), mais especificamente no eixo-reforço da economia, promoção do crescimento e do emprego”, disse o governante.

O titular da pasta da Economia, Plano e Integração Regional disse ainda esperar que a implementação do Fundo no país contribua significativamente, na produção e no aumento da riqueza nacional, no aumento do rendimento das famílias guineenses e na redução da pobreza.

Acrescenta o Ministro, para a concretização da iniciativa, o Governo conta com apoios da CEDEAO que contemplam o acompanhamento nas reflexões e na mobilização de recursos, e um apoio financeiro no valor de 300 milhões de francos cfa.

A cerimônia do lançamento do Fundo de Promoção e Desenvolvimento Económico foi presidido pelo vice Primeiro-ministro e coordenador para Área Económica, Soares Sambú, que não falou no ato.

Notabanca, 28.09.2022

Sem comentários:

Enviar um comentário