GOVERNO FIXA NOVOS PREÇOS DE ARROZ AÇÚCAR E FARINHA TRIGO
O Governo fixou novos preços de produtos de primeira necessidade, nomeadamente arroz, farinha trigo e açúcar, visando “minimizar o sofrimento das populações”.De acordo com uma nota do gabinete de assessoria de imprensa do Ministério das Finanças, a que Notabanca e ANG tiveram acesso, um saco de arroz de 50 kg cem por cento partido passa a custar 19 mil francos CFA,contra os atuais 20 mil, o açúcar passa a ser vendido a 27 mil francos, e não 30 mil, e a farinha a 23 mil, por cada saco de 50 kg, em vez de 25 mil.
De acordo com a nota, no referido despacho conjunto dos ministros das Finanças e do Comércio, o Governo mostrou-se determinado em enfrentar os desafios, mesmo que sejam excepcionais e, refere que a Guiné-Bissau ficou afectada com as flutuações do custo dos produtos essenciais no mercado internacional.
Daí que, segundo a Nota, o Governo decidiu baixar os preços de produtos da primeira necessidade no mercado interno, nomeadamente, o arroz, açúcar e farinha.
O executivo, refere a nota, a decisão visa essencialmente minimizar o sofrimento da população para responder ao contexto atual induzido pela "pandemia de COVID-19, a Guerra na Ucrânia e, agravado no plano endógeno pela saída da empresa MAERSK LINE do país.
A decisão agora anunciada resulta de um trabalho técnico da Comissão Interministerial instituída pelo Conselho de Ministros para rever os preços dos produtos da primeira necessidade.
Notabanca; 07.09.2022
...estamos mas é a referir a sexta base?
ResponderEliminarFaltam reduzir o Preco de Oleo que o Preco e muito exagerado
ResponderEliminarO povo está a sofrer. Muita pena!
ResponderEliminar