sexta-feira, 1 de julho de 2022

PARALISAÇÃO NO SETOR DE SAÚDE PARA UM PERIÓDO DE 14 DIAS

Os Técnicos de Saúde Novos Ingressos iniciam na sexta-feira uma paralisação dos seus serviços em todo o território nacional.

Em causa está o não pagamento de salários em atraso há mais de 12 meses, não inclusão destes técnicos no último recenseamento dos funcionários públicos bem como a situação da efetivação.

Segundo as informações na posse da Rádio Jovem, a paralisação dos serviços em todos os centros hospitalares ao nível nacional terá a duração de duas semanas, caso o governo não resolver as suas preocupações.

Numa entrevista à nossa estação emissora esta manha, o porta-voz do coletivo dos técnicos recém-colocados, Dencio Florentino Ié, informou que enviaram uma carta ao ministro de saúde para lhe informar sobre a grave, mas até então não receberam nenhuma reação por parte do governante.

Embora se registe o silêncio por parte do governo, o jovem médico disse que continuam abertos ao diálogo para resolver a situação, alertando que as consequências desta paralisação podem gerar complicações graves na saúde da população guineense, principalmente no interior do país.

Segundo as informações disponíveis, os serviços da maioria dos centros de saúde a nível do território nacional são assegurados por referidos técnicos.

Recorda-se que o mesmo coletivo dos técnicos ameaçou apresentar uma queixa contra o Estado guineense junto às instâncias internacionais, caso o governo persista com a suposta tentativa de retirar os referidos técnicos do sistema de saúde nacional por causa das suas legítimas revindicações.

Notabanca; 01.07.2022

Sem comentários:

Enviar um comentário