segunda-feira, 7 de fevereiro de 2022

PRESIDENTE BUHARI E A CHEFE DA DIPLOMACIA GUINEENSE SOBRE A TENTATIVA DE GOLPE DE ESTADO

O Presidente Muhammadu Buhari recebeu no domingo de manhã um briefing abrangente sobre a tentativa de golpe para derrubar o presidente Umaru Sissoco Embalo da Guiné-Bissau, mas que foi abortada por forças legalistas. 

À margem da Cimeira de Chefes de Estado e de Governo da União Africana, realizada em Adis Abeba, Etiópia, o Presidente nigeriano reuniu-se com a Ministra e Ministra dos Negócios Estrangeiros da Guiné-Bissau, Suzi Barbosa, que fez uma apresentação gráfica da tentativa de derrubar a ordem constitucional de seu país.“Eles tentaram matar o presidente Embalo. Destruíram o palácio presidencial com bazucas, mataram 11 jovens. Demorou cerca de cinco horas para restaurar a ordem. Foi um pesadelo”, disse ela.

O presidente Buhari prometeu consultar outros líderes da CEDEAO sobre como a normalidade total poderia ser restaurada no país em apuros no menor tempo possível.

35a ASSEMBLEIA DA UNIÃO AFRICANA, ADDIS ABEBA

 Ministério dos Negócios Estrangeiros da Guiné-Bissau 

Num dia marcado pelo luto nacional decreto pelas autoridades nacionais, em memória das 11 vítimas mortais do trágico atentado do dia 1 de Fevereiro, decorreu a 35a Assembleia da União Africana, após dois anos sem reunir-se presencialmente.

A Ministra de Estado, dos Negócios Estrangeiros, da Cooperação Internacional e das Comunidades, Suzi Barbosa, que chefiou a delegação da Guiné-Bissau, congratulou-se com a eleição do Presidente Macky Sall à presidência da União Africana.  

A Chefe da Diplomacia Guineense acredita que a eleição do Presidente senegalês possa contribuir para uma melhor convivência entre os Estados da CEDEAO e a União Africana e que juntas, estas organizações consigam encontrar medidas eficazes para estancar as sucessivas tentativas de golpes de Estado no Espaço CEDEAO.

Notabanca; 07.02.2022

Sem comentários:

Enviar um comentário