terça-feira, 18 de janeiro de 2022

ALPHA CONDÉ DEIXA CONACRY PARA TRATAMENTO MÉDICO NO ESTRANGEIRO

O ex-Presidente Alpha Condé deixou Conacri para receber tratamento médico nos Emirados Árabes Unidos, depois de ter passado quatro meses preso pela junta militar que lhe tirou o poder, segundo testemunhas. 

De acordo com testemunhas no aeroporto de Conacri, citadas pela agência de notícias AP, o antigo chefe de Estado, de 83 anos, saiu do país com destino a Abu Dhabi. 

A junta militar já tinha dito há alguns dias que a saúde do ex-Presidente estava frágil e que seria necessário um tratamento no estrangeiro, mas não foram adiantados mais pormenores sobre a condição de saúde de Alpha Condé.  

A saída de Condé do poder, em setembro, aconteceu menos de um ano depois de ter concorrido e ganhado a corrida a um terceiro mandato na Presidência, apesar dos protestos generalizados, que surgiram depois de uma alteração constitucional que lhe permitiu concorrer a um novo mandato.  

No seguimento do golpe de Estado, a junta militar insistiu que Condé não iria ter autorização para deixar o país e ir para o exílio, apostando antes em julgá-lo por alegados crimes cometidos quando estava no poder

Notabanca, 18.01.2022

Sem comentários:

Enviar um comentário