SOCIEDADE CIVIL EM BUSCA DE ENTENDIMENTO PARA SUSPENSÃO DA GREVE
A Porta-voz das organizaçoes não governamentais que atuam no dominio da paz na Guine-Bissau, disse estar confiante no engajamento do Governo e da União Nacional dos Trabalhadores da Guine UNTG para que haja um entendimento capaz de suspender a greve em curso na Função Pública.Denise Arcilia Cabral Indeque falava à imprensa em nome das ONG depois do encontro mantido com os dirigentes da UNTG, na manhã desta segunda-feira, na busca de soluções sobre a greve observada na função pública há seis meses.
“O encontro serviu para auscultar e aproximar as partes. Ouvir, atenciosamente, para melhor servir de ponte com vista a encontrar soluções para pôr fim às ondas de greves na função pública”, disse Indeque.
Informou que, vão ainda hoje, manter um encontro com o Primeiro-ministro com a mesma preocupação.
De acordo com esta responsável, o Governo é o maior interessado ou seja maior beneficiário de um eventual entendimento com as centrais sindicais, por isso deve pautar pelo cumprimento dos documentos assinados para que efetivamente seja levantada a greve e fazer o país avançar.
O parta-vos da Comissão Negocial da Greve da UNTG, João Domingos da Silva, saudou a iniciativa da Sociedade Civil e disse que a sua organização sempre está aberta ao dialogo para encontrar soluções desde que estas se baseassem no cumprimento das leis e dos acordos assinados pelas partes.
João Domingos, exorta os trabalhadores guineenses a se manterem firmes e determinados nesta luta, e a não se intimidarem com os bloqueios de salários e outras formas da “intimidações”.
Segundo João Domingos, o Governo comprometeu-se a cumprir com 90 por cento das suas reivindicações.
Notabanca; 08.06.2021
Sem comentários:
Enviar um comentário