quarta-feira, 19 de fevereiro de 2020

PROJETO “PACVEAR” DO MINISTÉRIO DA AGRICULTURA DE PÉS NO CHÃO PARA DESENVOLVER O SETOR
Seminário de três dias destinado ao lançamento do novo “projecto de Apoio as Cadeias de Valor e ao Empreendedorismo Agrícola e Rural (PACVEAR) para as regiões de Bafatá, Gabú e Oio terminou hoje os trabalhos com expectativa de alavancar o desenvolvimento do sector da agricultura.
Segundo os seus mentores, prevê com o “PACVEAR”, o ordenamento de 660 hectares de bolanhas de água doce e construção de diques de proteção anti erosão,
ü  Ordenamento de 60 hectares de perímetros hortícolas para mulheres e jovens com poços melhorados e motobombas e com sistema solar de irrigação, 
Reabilitação de 25 km de pistas de acesso,
Construção de 8 armazéns de estocagem de 50 toneladas
Formação de 110 jovens empreendedores nas regiões de Bafata, Gabu e Oio e de 15 agrupamentos de interesse económico (GIE) femininos no domínio da vaporização de arroz, secagem e transformação de legumes, etc.
Ainda, O projecto visa igualmente a criação e/ou consolidação de 600 empresas ou empreitadas agrícolas e rurais com vista a promoção de 2000 empregos para jovens e mulheres.
Todas estas ações terão impacto sobre cerca de 35 000 famílias rurais dos quais 40% de agrupamentos femininos, abrangendo um universo de 13.000 mulheres
Estes objetivos não poderão ser atingidos sem a participação das mulheres e jovens na organização e desenvolvimento do sector produtivo, garantindo-lhes, assim o acesso à formação, ao crédito, e às novas tecnologias. 
“PACVEAR”, é um novo projecto do ministério da Agricultura e Florestas e é financiado pelo BAD num montante de cerca de treze milhões de dólares americanos, para um período de cinco anos”.
Notabanca; 19.02.2020

Sem comentários:

Enviar um comentário