Mais de cem docentes da Cooperativa Escolar São José terminaram 6ª-feira em Bissau, mais uma sessão de “Organização Técnica e Pedagógica” de duas semanas, para o início do ano letivo 2019/2020.
Segundo os seus mentores, o encontro visou transmitir aos professores mais ferramentas para melhor ensinar.
Presidiu a cerimonia de encerramento, Causo Mané, diretor da educação para Setor Autonimo de Bissau, elogiou a direção da escola e os professores pelos trabalhos realizados.
Falando no ato, o diretor da Cooperativa Escolar São José, Raúl Daniel da Silva aconselhou os professores a esforçarem-se mais para se ultrapassarem as dificuldades de aprendizagem das crianças, que passa necessariamente, segundo ele, terem mais horas e tempos letivos com os alunos dentro da escola, caso contrário, serão sempre culpados de verem uma nação subdesenvolvida.
Fundada em 1987, a Cooperativa Escolar São José, dispõe atualmente, de 03 centros escolares nos bairros de Mindará, Cuntum e Jericó com mais de 60 salas de aulas.
A escola tem mais de duzentos funcionários entre docentes, condutores, pessoal menor e administrativo.
As aulas começam a 16 de setembro de 2019
Ler o discurso do diretor da CESJ na integra:
Estou
certo que a equipe Gestor do seminário, conseguiu corresponder às nossas
necessidades, de acordo com o lema escolhido para o ano letivo 2019/2020:
“Papel da Escola Frente às dificuldades
de aprendizagem dos seus alunos.”
Além
da família, a Escola, é um dos agentes responsável, pela integração da criança
na sociedade, é um componente capaz de contribuir para o bom, desenvolvimento e
a socialização adequada da criança, através dum plano e estratégias bem
formuladas.
A escola deve esforçar-se pela aprendizagem
do aluno com fim de permitir que todos tenham a ganhar, a escola, a família,
principalmente a própria criança e a sociedade onde será integrada.
Durante o
seminário aprendemos que as dificuldades de aprendizagem, aparecem quando a
prática pedagógica diverge das necessidades dos alunos.
Neste aspecto,
sendo a escola responsável no processo do ensino e a aprendizagem do aluno,
este deve tornar-se menos rígido, mais flexível, menos bloqueador, isto é,
compreenderá mais os seus sentimentos, interesses, limitações e as
necessidades.
Atual Situação do Ensino no País ė muito
preocupante a medida que:
Alguns Professores –
fingem que ensinam;
Muitos Alunos –
fingem que estudam;
A Escola em si
– finge que acredita nos dois;
Administração do sistema- diz que, para a escola ser
perfeita, só falta eliminar os alunos e
os professores;
Governo – Deseja
que tudo fique como está, porque talvez entende se Educasse o povo, poucos
governantes atuais seriam reeleitos.
Ojá lá que as
ferramentas que estes nossos enquadradores nos forneceram, nos transformem nos
professores Modernos, com a nova pedagógica e a nova didática, que
transformemos em professores profissionais, que trabalham mais as dificuldades
dos nossos alunos até mesmo nos feriados, nos fins de semanas, com esperança de
nossos alunos um dia nos reconhecerem como pais.
Não devemos
cansar de repetir as mesmas coisas mais de 300 vezes, mas, de modo diferente.
Nossos agradecimentos de fundo de coração ao Inspetor
Fernando Kumba,
Vamos iniciar o
novo ano letivo, confiantes que estamos preparados, pedagogicamente e
psicologicamente.
Obrigado Todos
os Professores, no desempenho com amor a Vossa profissão, revelada pela Vossa
Dedicação, perseverança durante o seminário, mostrando sim, serem os
cumpridores das orientações da Vossa/nossa Direção Executiva.
Que assim seja.
Que São José roque por nós, Amen.
Obrigado
Jornalistas aqui presentes e demais que nos acompanham.
Bissau 14 de
Setembro de 2019
“Diretor Executivo da CESJ “
Raul
Daniel da Silva
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