terça-feira, 26 de setembro de 2017

SISSOCO AMEAÇA “METER NA GAIOLA O MINISTRO DO INTERIOR” 
Primeiro-ministro guineense ameaçou publicamente prender o ministro do Estado e do Interior, caso não acatar as suas orientações em deter cidadãos que injuriam o Presidente da Republica.
Umaro Sissoco Embaló advertiu na cerimónia de promoções de alguns polícias com as patentes de altos oficiais, do Ministério do Interior.
PM Justificou a medida, afirmando que em nenhuma circunstancia, um cidadão comum pode insultar o chefe de Estado, enquanto Primeiro Magistrado da Nação. Mesmo, Sissoco Embaló deu um exemplo, do Senegal, onde o Presidente daquele país, Macky Sall encarcerou alguns senegaleses, por terem injuria-lo publicamente.
Neste contexto, Sissoco Embaló acrescentou ainda que, as pessoas têm que respeitar um Presidente da República em qualquer parte do mundo.
“Nos Estados Unidos de América, quem insultar o Presidente Trump é detido, em França, idem aspas, no Senegal há pessoas que ficaram um ano na prisão, por ordens do Presidente Macky Sall, que haviam insultado”, assegurou.
“Nós aqui pensamos que insultar o chefe do Estado dá fama”, observou Embaló, dando ordens diretas aos ministros do Interior, Botche Candé, e da Defesa, Eduardo Sanhá, para que prendam os que insultarem José Mário Vaz.
“Tenho poderes para tal”, enfatizou Sissoco.
Perante, os seus subordinados, Botche Candé titular da pasta do Ministério do Interior. Num tom irónico, afirmou que só vai acatar as orientações do chefe do Governo, à luz das leis constitucionais.
Como tudo se não bastasse, o ministro do Interior prometeu discutir o assunto com o Primeiro-ministro, num fórum próprio.

De sublinhar que, o chefe do Governo continua a proferir “discursos berrantes” desde que assumiu o chefe do executivo guineese. A título de exemplo, Umaro Sissoco havia anunciado iria recrutar jornalistas israelitas para virem reportarem a real imagem do pais e, mandar prender as crianças talibés que andam mendigar às ruas de Bissau e dos outros cantos da Guiné-Bissau.

Notabanca, 26.09.2017

1 comentário:

  1. É só isso que nos faltava, porque já ouvimos tudo.
    Agora ele que pague os salários, em vês de se preocupar em prender cidadãos no uso dos seus direitos.
    Tapar as mãos com o céu, impossível!

    ResponderEliminar