quarta-feira, 26 de julho de 2017

ONU PEDE QUE LÍDERES GUINEENSES CUMPRAM ACORDO DE CONACRY
O Conselho de Segurança da ONU pediu na terça-feira aos líderes da Guiné-Bissau que cumpram o Acordo de Conacri, que estabelece um caminho para a paz no país, e elogiou o trabalho da CEDEAO. 
«O Conselho de Segurança reitera a sua preocupação com a situação na Guiné-Bissau, pede a todos os líderes políticos que cumpram as provisões do Acordo de Conacri, e comenda os esforços da CEDEAO [Comunidade Económica dos Estados da África Ocidental] para ajudar a encontrar uma saída para a crise política», indicou o órgão da ONU num comunicado.
O organismo saudou recentes desenvolvimentos políticos em alguns países da África Ocidental, mas expressou preocupação com a ameaça do terrorismo.
Os membros condenaram todos os ataques terroristas que aconteceram recentemente na região, destacando os levados a cabo pelos grupos terroristas Boko Haram e Estado Islâmico.
«O Conselho de segurança sublinha a necessidade de combater o terrorismo em todas as suas formas e manifestações, incluindo ao encarar as condições que permitem o desenvolvimento do terrorismo», lê-se no comunicado.O documento refere-se ainda à difícil situação humanitária causada por ações terroristas na região da Bacia do Lago Chade.
O Conselho pede, por fim, à comunidade internacional que «apoie imediatamente o fornecimento» de assistência urgente às pessoas mais afetadas pela crise nos Camarões, no Chade, no Níger e na Nigéria.
Notabanca; 26.07.2017 

Sem comentários:

Enviar um comentário