segunda-feira, 31 de julho de 2017

DEZ MOTIVOS PARA SER CONTRA AS PRIVATIZAÇÕES
Opinião: 
O que é Privatização?
É um mecanismo que visa vender as empresas estatais para as empresas privadas. Geralmente isso ocorre quando a empresa estatal não está gerando o lucro necessário para competir com o mercado. 
DEZ MOTIVOS PARA SER CONTRA AS PRIVATIZAÇÕES: 
1º- SOBERANIA NACIONAL
Ao privatizar determinado serviço, o Estado perde parte de sua soberania, pois entrega de bandeja ao capital externo o controle e o lucro de determinada finalidade, não podendo o Estado criar ferramentas para proteger a população da ambição capitalista.
 
2º-ROUBO
Ao privatizar uma empresa, o Estado entrega à iniciativa privada uma empresa construída com dinheiro público. Ou seja, o trabalhador paga com seus impostos ao Estado para que este invista em determinada empresa e depois o Estado vende a empresa à iniciativa privada. Logo, dinheiro público é usado para enriquecer a iniciativa privada.
 
3º-CORRUPÇÃO
Todos sabemos que os políticos privateiros sempre receberão favores das empresas que porventura façam ganhar as licitações e leilões. Logo, as privatizações servem para enriquecer e perpetuar no poder o partido privatizador.
 
4º- DESEMPREGO
As privatizações causam desemprego. A iniciativa privada, ao tomar o controle de uma empresa pública, não pensará duas vezes antes de demitir seus funcionárias. Logo, as privatizações são ruins para os trabalhadores dessas empresas, que ficarão ameaçados de perderem seus empregos, sendo muitos deles demitidos.
 
5º- FINALIDADE
A empresa privada não tem o objetivo de prestar um bom serviço público, o objetivo da empresa privada é o lucro, não importando como. Logo, o serviço prestado ao cidadão é piorado.
 
6º-DESIGUALDADE
Com as privatizações, os serviços tem seus preços aumentados e os pobres ficam inaptos para a cessá-los. Logo, só quem tem dinheiro poderá gozar pelo serviço privado e será aumentado ainda mais o abismo entre os ricos e os pobres.
 
7º- FUGA DE CAPITAIS
Com as privatizações, grupos estrangeiros passam a comprar as empresas estatais e a repassar ao exterior os lucros do trabalho do guineense. Logo, as privatizações geram fuga de recursos para o exterior e fazem a Guiné - Bissau ficar mais pobre.
 
8º- UNIVERSALIZAÇÃO
Com a privatização, uma empresa pode se negar a oferecer determinado serviço importantíssimo em determinada localidade por causa de sua baixa viabilidade econômica. Logo, até os guineenses com recursos podem ser prejudicados pela falta de serviços.
 
9º- CRISE
As crises do capitalismo são cíclicas. Logo, quando o Estado controla determinada atividade, existe mais segurança de que ela será cumprida e não será abalada por crises. Empresas estatais não costumam declarar falência, pois se resguardam no Estado.
 
10º- CONSEQUÊNCIAS
Os resultados das políticas de privatizações promovidas pelos governos neoliberais tornou a Guiné- Bissau mais pobre, mais desigual e mais injusta, apenas enriquecendo uma pequena classe de empresários e políticos. Logo, as privatizações colaboram para que a sociedade seja mais desigual e aplica o capitalismo selvagem contra nossa sofrida população carente.
 
POR: João Pina Ferreira

1 comentário:

  1. Caros senhores, este artigo foi plagiado,ou seja, foi copiado. Copiar sem referir quem o produziu é ROUBAR o direito de outrem, que significa plágio.

    ResponderEliminar