domingo, 16 de novembro de 2025

DABA NA WALNA TRANSFERIDO PARA PRISÃO DO MINISTÉRIO DO INTERIOR CONSIDERADA SANTUÁRIO DE TORTURAS

Tik tak tik tak!... Conforme batem os ponteiros do relógio, assim mesmo sai a fumaça insalubre na cidade de Bissau.

O Brigadeiro General, Daba Na Walna foi transferido ontem a noite, por volta de 21 horas de Bissau, para as “celas misteriosas do Ministério do Interior”.

O “ministério do Interior da Guiné-Bissau é tido como  santuário de prisões arbitrárias, torturas e de mortes lentas aos paramilitares, civis e políticos da Guiné-Bissau”.

Tudo acontece, perante olhares passivos do Ministro do Interior, Botche Candé sob orientações da ordem superior.

O General Daba é acusado por Mário Midana por alegada tentativa de golpe de Estado.

Mário Midana disse que foi contatado por Daba Na Walna para uma conspiração militar com propósito de remover Sissoco Embaló no poder. Questionado se poderia confirmar as suas acusações contra Daba Na Walna na presença dele, confirmou que sim.

"Daba Na Walna foi quem me contatou diretamente para fazer golpe de estado," afirmou o militar.

Major Mário Midana está detido e era ajudante de campo do antigo Primeiro-ministro, Nuno Gomes Nabian.

Daba Na Walna foi ex-presidente do Tribunal Militar Superior e é atual diretor da Escola de Instrução Militar em Cumeré, no Norte do país, onde tem passado maior tempo desde que assumiu as funções.

Recordamos que, a bem pouco tempo, o policial da PIR, Herculano Indi viveu piores momentos na prisão. Ele foi detido e colocado na prisão do Ministério do Interior há mais de um mês, onde contraíu a doença, daí, queixou-se e pediu para ser tratado. Dias depois, foi evacuado para o hospital Nacional Simão Mendes, infelizmente, não registiu, acabou por falecer, misteriosamente.

Bom, o General Daba Na Walna também detido no mesmo local, poderá enfrentar o mesmo cenário dos elefantes gigantes no Ministério do Interior?

Notabanca; 16.11.2025 

3 comentários:

  1. Que tem mau ideia para o nosso pais Deus te paco

    ResponderEliminar
  2. Custa me acreditar! Eu conheci na Na Walna e espero que a justiça seja feita! E na ausência da Justiça do Homem que Deus seja o Juízo SUPREMO DESTA CAUSA. Eu rezo pela sua proteção e integridade física.

    ResponderEliminar