sexta-feira, 29 de agosto de 2025

PAI TERRA RANKA DENUNCIA PLANO SECRETO PARA FRAUDE ELEITORAL E EXCLUIR DSP

Os advogados da coligação Terra Ranka denunciam um esquema em andamento para impedir a participação do seu líder, Domingos Simões Pereira, nas eleições presidenciais marcadas para novembro na Guiné-Bissau. Além disso, apontam diversas irregularidades no processo eleitoral.

Domingos Simões Pereira, presidente da Assembleia Nacional Popular (ANP) e líder da Plataforma Aliança Inclusiva (PAI-Terra Ranka), fez um apelo ao atual Presidente, Umaro Sissoco Embaló, para iniciar um “diálogo inclusivo” envolvendo todos os setores políticos e sociais do país, disse DMG TV.

Em uma conferência de imprensa realizada hoje (29) por um coletivo de advogados da coligação, foram denunciadas várias irregularidades no processo eleitoral. Segundo eles, há um plano em curso para fraudar as eleições legislativas e presidenciais do próximo dia 23 de novembro.

Um dos pontos destacados é o processo de substituição dos presidentes das Comissões Regionais de Eleições, que, segundo a coligação, não tem sido transparente. Além disso, os membros das Comissões Regionais e o secretariado da Comissão Nacional de Eleições (CNE) estão fora do prazo legal de mandato. PAI-Terra Ranka defende que quaisquer mudanças na CNE deveriam ocorrer no secretariado executivo, e não de forma arbitrária.

A coligação apelou à comunidade internacional, especialmente à CEDEAO, para que acompanhe de perto o processo eleitoral na Guiné-Bissau, garantindo transparência e justiça.

Os advogados também comentaram o caso judicial envolvendo Domingos Simões Pereira. O Procurador-Geral da República, Fernando Gomes, admitiu a possibilidade de convocar Pereira para julgamento em um processo relacionado a alegações de corrupção.

No entanto, os advogados questionam como um caso arquivado contra o ex-ministro das Finanças, Geraldo Martins, pode ser reaberto. Para eles, trata-se de um “processo com sete vidas”, que reaparece sempre próximo às eleições, demonstrando uma clara motivação política.

Notabanca; 29.08.2025 

Sem comentários:

Enviar um comentário