CRUZ-VERMELHA DÁ ASSISTÊNCIA HUMANITÁRIA ÀS 215 CASAS DESTRUÍDAS E FAMÍLIAS DESALOJADAS NA REGIÃO DE GABÚ
A Cruz-Vermelha da Guiné-Bissau está mobilizada para uma assistência aos vítimas do vento forte que distribuiu 215 casas e deixou mais de 15 famílias sem-abrigo na região de Gabú, Leste do país.
As 215 casas são das tabancas circunvizinhas da cidade de Gabú que têm tetos desabados por completo e parcialmente, paredes com fendas e seus haveres destruídos no passado mês de junho, provocando enormes prejuízos aos sinistrados.
Com o efeito, a Cruz-Vermelha ativou o plano de contingência humanitário e iniciou a sua intervenção em Julho, num trabalho que terá a duração de três meses com transferências monetárias às vítimas para a reconstrução das suas casas e compra de alimentos.
Nesta dinâmica, a organização humanitária promove campanhas de sensibilização sobre a água, saneamento e higiene, bem como a construção segura de casas, primeiro-socorro e Comunicação de Risco e Engajamento Comunitário (CREC).Durante a veferida campanha, também será distribuido mosqueteiros aos sinistrados, capacitação dos membros de Comite de Gestão para apoiar nas actividades de seguimento e no estudo sobre a inclusão do Género nas ações do DREF a criar. Tambem, a Cruz-Vermelha formou 20 voluntários da região de Gabú para as actividades de sensibilização e do seguimento para se transformar as vítimas mais resilientes em materia de calamidades naturais.
No fim dos trabalhos, a Cruz-Vermelha vai mesmo avaliar as suas atividadces de intervenções, para depois realizar um Workshop sobre os ensinamentos adqueridos.
Daniel Vieira Presidente da Cruz-Vermelha da Guiné-Bissau tem um sentimento de missão cumprida com êxito. Porque segundo disse, a sua organização teve resposta rápida e eficiente aos vítimas e capacitação dos voluntários para salvar vidas humanas, prevenir doenças e catástrofes naturais.
Os veferidos trabalhos foram financiados pela Federação Internacional da Cruz-Vermelha e do Crescente Vermelho através do Fundo Humanitário de Emergência “DREF”.
Notabanca; 13.08.2025

































Sem comentários:
Enviar um comentário